Cultura

Bailarino luso faz sucesso em companhia belga

NULL
Versão para impressão
Sonhava ser jogador de futebol, mas acabou por dedicar-se à dança e atualmente integra uma das maiores companhias do mundo – a "Les Ballets C de la B", na Bélgica. Romeu Runa, bailarino profissional, trabalha agora sob a direção do conceituado coreógrafo Alain Platel.

Foi com a irmã Patrícia que deu os primeiros passos no mundo da dança. Começou a frequentar as primeiras aulas com uma turma já experiente e a adaptação não foi fácil.

"Nunca tinha dançado, não sabia meter um pé à frente do outro. A primeira vez que me confrontei, a ver-me em vídeo, fiquei para morrer. Foi duro. Fui a chorar sozinho para casa", conta à RTP.

Contudo, a determinação e persistência levaram-no longe: Romeu terminou o curso do Conservatório de Lisboa com 19 valores e passou a integrar o corpo de bailarinos da Ballet Gulbenkian, companhia extinta em 2005.

Assim surgiu a oportunidade de trabalhar no estrangeiro. Após ter assistido a uma peça de Alain Platel em Berlim, o bailarino português decidiu enviar-lhe um e-mail, manifestando a sua vontade de trabalhar na sua companhia. Apesar de uma primeira reposta negativa, Romeu voltou a insistir e foi bem sucedido.

Em dezembro do ano passado, os frutos desse trabalho conjunto iniciado há três anos e meio foram apresentados em Lisboa, na peça "Out of Context", já aclamada um pouco por todo o mundo. Uma nova obra está já a ser preparada, valorizando ainda mais o currículo do bailarino português que é já uma referência no universo mundial da dança.

[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Freitas]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub