Sociedade

Bacalhau: Portugal aumenta quota de pesca

A Organização de Pescas do Atlântico Nordeste (NAFO) vai permitir que Portugal aumente em 80% a quota de pesca de bacalhau em águas canadianas graças à "excelente recuperação de stock" desta espécie.

Versão para impressão
[Fotografia: DR]
A Organização de Pescas do Atlântico Nordeste (NAFO) vai permitir que Portugal aumente em 80% a quota de pesca de bacalhau em águas canadianas graças à “excelente recuperação de stock” desta espécie.

De acordo com a última reunião da NAFO, que decorreu no fim do passado mês de setembro, Portugal pode subir o TAC (Total Admissível de Captura) de 1070 para 1945 toneladas.

A frota portuguesa de pesca do bacalhau voltou ao Canadá no ano passado, após uma moratória de onze anos.

O TAC para a palmeta também aumentou, pela primeira vez desde 2003, cabendo a Portugal mais 136 toneladas para 2011, um aumento de cerca de 7 % (1.838 toneladas para 1.973 toneladas).

O ministério da Agricultura destaca, num comunicado citado pela Lusa, que os pareceres científicos nos quais se baseia a fixação de quotas demonstram “uma franca recuperação do estado dos recursos na NAFO, exceção feita ao camarão”.

A NAFO é uma Organização Regional que gere os recursos de pesca situados no alto mar, numa zona contígua à Zona Económica Exclusiva do Canadá.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório