Cultura

Azulejos da estação de S.Bento serão restaurados

Os painéis de azulejo no vestíbulo da estação de São Bento, no Porto, vão ser alvo de trabalhos de restauro graças a um protocolo assinado entre a REFER e a Direcção Regional de Cultura do Norte / Direção de Serviços dos Bens Culturais no valor de 16
Versão para impressão
[Fotografia: © Antonio Ramos/Olhares]

Os painéis de azulejo no vestíbulo da estação de São Bento, no Porto, vão ser alvo de trabalhos de restauro graças a um protocolo assinado entre a REFER e a Direcção Regional de Cultura do Norte / Direção de Serviços dos Bens Culturais no valor de 166,5 mil euros com um prazo de conclusão de oito meses.

A obra será faseada em quatro intervenções: o registo documental; o alçado sul, na zona das bilheteiras; o alçado este, na zona de acesso às plataformas; e no alçado oeste na entrada da estação.

Esta forma de organização visa minimizar os distúrbios no funcionamento normal da estação, bem como aproveitar as estruturas de andaime da forma mais eficaz, conforme anuncia e REFER em comunicado oficial.

A empresa pretende garantir ainda o respeito pela integridade das unidades do conjunto em restauro protegendo as zonas envolventes e a segurança do espaço.

A REFER garante ainda que “não serão aceites substituições de azulejos originais por réplicas, cortes ou outros danos”.

A Estação de São Bento é da autoria do arquiteto Marques da Silva, foi edificada no local do Convento de São Bento de Avé Maria e inaugurada em 1915. Está atualmente classificada como Imóvel de Interesse Público pela Secretaria de Estado da Cultura.

A decoração em azulejaria portuguesa é da autoria de Jorge Colaço, pintor, ceramista, ilustrador e caricaturista. Foi o autor dos painéis históricos e regionais e das figuras alegóricas que fazem parte de um dos maiores monumentos à arte azulejar em Portugal.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório