Gastronomia

Azeites portugueses brilham em concursos mundiais

Portugal conta com cinco produções de azeite distinguidas com o Mario Solinas Quality Award 2014, um dos mais reputados galardões do setor que distingue anualmente os melhores azeites do mundo.
Versão para impressão
Portugal conta com cinco produções de azeite distinguidas com o Mario Solinas Quality Award 2014, um dos mais reputados galardões do setor que distingue anualmente os melhores azeites do mundo. 
 
A Casa Agrícola Roboredo Madeira e a Casa Agrícola Vale de Ouro foram reconhecidas com o primeiro prémio do concurso, nas categorias de Medium Green Fruitness e de Mild Green Fruitness. Já o Azeite Gallo e a Elosua Portugal ficaram em segundo lugar nessas mesmas categorias.
 
Nos premiados com o terceiro galardão está a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, na categoria de Mild Green Fruitness. O International Olive Council fez ainda questão de atribuir uma menção honrosa à produtção de Vítor Guedes, em Abrantes.

As escolhas do júri foram feitas entre um total de 138 produtores a concurso, nomeadamente do Chile, Grécia, Turquia, Uruguai, Espanha, Portugal, Irão, Alemanha, Israel, Tunísia, entre outros. A cerimónia de entrega dos prémios acontece dia 5 de Junho, na delegação do International Olive Council, em Madrid. 

Também em Nova Iorque, na International Olive Oil Competition, vinte azeites lusos tiveram direito a prémio, incluindo um na categoria 'Best in Class', de maior excelência, entregue ao Monterosa Maçanilha. Dos restante dezanove premiados, doze receberam a Medalha de Ouro e sete a Medalha de Prata. 
 
Em Itália, Portugal também foi tema de conversa em cima da mesa graças a seis das suas produções, três das quais distinguidas com o mais alto prémio – ExtraGold -, na 19.ª edição dos prémios BIOL. Das restantes, duas receberam o prémio Silver e uma o prémio Gold.

Conheça a lista completa de vencedores dos Mario Solinas Quality Awards 2014 AQUI, os distinguidos na New York International Olive Oil Competition AQUI e os eleitos pelos prémios BIOL, em Itália, AQUI.
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub