Ambiente

Avis: Lixo será transformado em eletricidade

A partir da próxima quarta-feira arranca a construção da central de produção de energia a partir de lixo orgânico, em Avis, no concelho de Portalegre. Produzindo eletricidade através do biogás, a unidade vai permitir aumentar a energia elétrica produ
Versão para impressão
A partir da próxima quarta-feira arranca a construção da central de produção de energia a partir de lixo orgânico, em Avis, no concelho de Portalegre. Produzindo eletricidade através do biogás, a unidade vai permitir aumentar a energia elétrica produzida em mais 140 mil “megawatts” por ano.

Quem o garantiu foi a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro: “Com as unidades que estão em construção no nosso país, porque há várias unidades neste momento ainda em construção, ainda vamos aumentar mais a quantidade de energia produzida a partir de resíduos. Vamos aumentar em mais 140 mil megawatts por ano”, declarou a ministra à Rádio Renascença.

Esta nova central de Avis junta-se às nove já existentes no setor empresarial do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, que já produzem energia através de resíduos para 112 mil famílias, evitando a importação de 207 mil barris de petróleo por ano. Da mesma forma, a quantidade de resíduos enviados para aterro é diminuída.

Nesta altura, mais de 300 mil pessoas recebem electricidade produzida através de resíduos urbanos. Isto significa que 2,5% da electricidade de consumo doméstico já é produzida por lixo.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório