Ambiente

Ave selvagem mais velha dos EUA tem nova cria

Wisdom, uma albatroz-de-laysan, voltou a ser mãe. Esta notícia não teria nada de surpreendente se em causa não estivesse a ave selvagem mais velha nos registos ornitológicos dos Estados Unidos; as autoridades estimam que Wisdom tenha já mais de 60 an
Versão para impressão
Wisdom, uma albatroz-de-laysan, voltou a ser mãe. Esta notícia não teria nada de surpreendente se em causa não estivesse a ave selvagem mais velha nos registos ornitológicos dos Estados Unidos; as autoridades estimam que Wisdom tenha já mais de 60 anos.

De acordo com a Reuters, a ave foi inicialmente identificada em 1956, tendo então cerca de cinco anos. Tendo sido identificada com uma anilha de alumínio, Wisdom voltou a ser avistada em 2001 e no passado mês de fevereiro, no Refúgio Selvagem de Atol Midway, no Pacífico.

“É fantástico que estas aves tenham uma duração de vida tão longa e ainda consigam reproduzir-se”, referiu John Klavitter, o biólogo que avistou Wisdom com a sua mais recente cria.

É provável que a ave sexagenária tenha já dado à luz mais de 30 crias, um feito surpreendente uma vez que a espécie em causa põe apenas um ovo por ano e apenas acasala com um macho em toda a vida.

Segundo John Klavitter, 19 das 21 espécies conhecidas de albatroz estão em vias de extinção devido à pesca, às alterações climáticas e à poluição dos oceanos, onde flutua todo o tipo de lixo que depois é aproveitado pelas aves para alimentação.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub