Ambiente

Ave americana nidifica nos Açores

O Borrelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus), uma ave costeira de origem americana, foi observada a nidificar pela primeira vez em Santa Maria, nos Açores. Este é também um registo inédito na Europa, apesar da espécie já ter sido avistada diver
Versão para impressão
[Foto: © Alan Vittery]

O Borrelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus), uma ave costeira de origem americana, foi observada a nidificar pela primeira vez em Santa Maria, nos Açores. Este é também um registo inédito na Europa, apesar da espécie já ter sido avistada diversas vezes no arquipélago português, ao longo dos últimos anos.

De acordo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a nidificação foi descoberta e acompanhada por Alan Vittery, um observador de aves de Santa Maria, que observou alguns exemplares da espécie durante o mês de Maio, nomeadamente um casal de adultos e duas aves juvenis.

Esta notícia voltou a colocar os Açores nas bocas do mundo, pelas melhores razões: a edição de julho da conceituada revista britânica Birdwatch vai destacar o aparecimento do Borrelho-de-coleira-dupla no arquipélago. O editor da publicação, Dominic Mitchel, refere que “será muito interessante poder acompanhar a evolução destas aves nos Açores durante os próximos anos” e será certamente “mais um importante contributo para a relevância dos Açores na ornitologia europeia”, cita o comunicado da SPEA.

Luís Costa, diretor executivo da SPEA, reforça que “este facto vem realçar um dos valores dos Açores para a Ornitologia: a frequente ocorrência de aves provenientes do continente americano”. A possibilidade de ver novas espécies de aves traz aos Açores um número crescente de observadores de aves, anualmente.

O comunicado da SPEA sublinha ainda que o turismo ornitológico tem tido cada vez maior importância a nível mundia, já que é um tipo de turismo de pouco impacto ambiental e que beneficia as populações locais essencialmente durante a época baixa do turismo mais tradicional.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório