Inovação e Tecnologia

Automóveis vão ligar ao 112 em caso de acidentes

Daqui a três anos, em 2018, os carros vão ligar automaticamente ao 112 em caso de acidente, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a possibilidade de salvar a vida do condutor. A medida foi aprovada hoje pelos ministros dos Transportes da União E
Versão para impressão
Daqui a três anos, os carros serão fabricados com um equipamento que liga automaticamente ao 112 em caso de acidente, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a possibilidade de salvar a vida do condutor. A medida foi aprovada esta segunda-feira pelos ministros dos Transportes da União Europeia (UE), em Bruxelas.

A partir de 2018, os veículos serão equipados com dispositivos automáticos de chamadas de emergência, denominados eCall, que prometem tornar mais rápidos os serviços de emergência da UE em caso de acidentes, como explica a União Europeia no seu endereço oficial.

Os eCall, que vão ser compatíveis com os sistemas de navegação por satélite, ativam automaticamente um sinal de alarme para o 112, número de emergência europeu, após a pressão de um botão localizado no veículo.

O sistema, que estará disponível em todo o território da UE, vai enviar vários dados para as equipas de emergência mais próximas, como por exemplo a localização do acidente.

Contudo, para manter a privacidade dos condutores, os veículos não serão constantemente localizados e os dados relativos a localizações anteriores serão apagados permanentemente, sendo que também não poderão ser comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do carro.

Esta infraestrutura e a respetiva tecnologia deverão estar operacionais a partir de dia 01 de Outubro de 2017, sendo que a sua aquisição não deverá aumentar o custo dos veículos, uma vez que a UE quer disponibilizar a eCall gratuitamente aos fabricantes.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório