Cultura

Autobiografia de Mark Twain um século depois

O grande escritor norte-americano Mark Twain, criador do famoso Tom Sawyer, deixou instruções para que a sua autobiografia fosse publicada 100 anos após a sua morte. Cumprido o prazo, a obra vai finalmente chegar às livrarias, em novembro deste an

Versão para impressão
[Foto © Biblioteca do Congresso dos EUA]

O grande escritor norte-americano Mark Twain, criador do famoso Tom Sawyer, deixou instruções para que a sua autobiografia fosse publicada 100 anos após a sua morte. Cumprido o prazo, a obra vai finalmente chegar às livrarias, em novembro deste ano, noticia o jornal britânico The Independent.

Exatamente um século depois da sua morte, um dos desejos que Mark Twain expressou antes de falecer torna-se realidade. Uma extensa e reveladora autobiografia à qual devotou os últimos 10 anos da sua vida, vai chegar este ano às livrarias, em novembro.

O criador de Tom Sawyer, Huckleberry Finn e outras personagens míticas do imaginário de várias gerações, deixou 5.000 páginas não editadas de memórias quando morreu em 1910. Os textos foram acompanhados de notas manuscritas onde Twain salientava que não queria que aqueles textos fossem publicados durante o século seguinte.

Cumprido o prazo, a universidade da Califórnia, Berkeley, onde o manuscrito está guardado, vai editar em novembro o primeiro volume da autobiografia de Mark Twain. Segundo informação avançada pelo The Independent, a obra completa será uma trilogia com cerca de meio milhão de palavras.

Os especialistas estão divididos quanto ao motivo do pedido de Twain para proibir a publicação da obra durante tanto tempo. Alguns argumentam que o famoso escritor norte-americano queria falar livremente de temas como politica e religião. Outros afirmam que Twain estava preocupado com o facto de poder ofender alguns dos seus amigos.

A verdade é que, ao suspender a publicação por 100 anos, o autor, que sempre acarinhou o seu estatuto de celebridade, conseguiu voltar à ribalta, um pouco por todo o mundo, no século XXI.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório