Sociedade

Autarquia de Lisboa pode ganhar 5 milhões de euros

Lisboa é uma das 21 cidades finalistas do concurso "Mayor's Challenge". O prémio para o primeiro classificado é de 5 milhões de euros. Os vencedores serão anunciados no outono.
Versão para impressão
Lisboa é uma das 21 cidades finalistas do concurso “Mayor's Challenge”. O prémio para o primeiro classificado é de 5 milhões de euros. Os vencedores serão anunciados até ao fim do ano. 
 
Este concurso propõe uma competição de ideias entre as cidades europeias e dá-lhes a oportunidade de ganhar financiamento para a melhor solução do maior desafio urbano.

A cidade vencedora recebe um prémio no valor de 5 milhões de euros e as outras quatro, que desenvolvam as ideias mais criativas e adaptáveis a outras cidades, recebem um prémio de um milhão de euros.
 

A capital portuguesa apresenta a concurso um projeto de aproveitamento energético, que procura transformar a energia cinética gerada pelo tráfego pendular da cidade em eletricidade. O objetivo é reduzir a pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade ambiental. 
 
Além de Lisboa, as outras cidades finalistas são: Amesterdão e Haia (Holanda), Atenas (Grécia), Barcelona e Madrid (Espanha), Bolonha e Florença (Itália), Bristol, Cardiff, Kirklees, Londres e York (Reino Unido); Brno (República Checa); Varsóvia, Cracóvia e Gdansk (Polónia); Scharbeek (Bélgica); Sofia e Stara Zagora (Bulgária) e Estocolmo (Suécia). 
 
Os finalistas têm de apresentar as suas candidaturas revistas no Verão e os vencedores serão anunciados no Outono.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub