Cultura

Austrália: Livros luminosos invadem ruas de Melbourne

E se, de repente, as ruas das cidades fossem inundadas por livros? A propósito do Festival Light in Winter, os Luzinterruptus - um grupo artístico espanhol - encheram, em Julho, as ruas da cidade australiana de Melbourne, com livros, a fim de incenti
Versão para impressão

E se, de repente, as ruas das cidades fossem inundadas por livros? A propósito do Festival Light in Winter, os Luzinterruptus – um grupo artístico espanhol – encheram, em Julho, as ruas da cidade australiana de Melbourne, com livros, a fim de incentivar ao hábito de leitura.

Personificando o tema do festival, na edição de 2012, “Leitura”, o grupo espanhol foi convidado pelos organizadores do evento a reproduzirem a sua obra “Literatura vs Traffic”, que tinham concretizado em Nova Iorque.

Aproveitando cerca de 10.000 mil livros que foram dispensados das livrarias públicas australianas por serem considerados obsoletos, a obra ganhou vida nas ruas que se viram inundadas de livros iluminados por LED.

No site do grupo pode ler-se que “um rio de livros transbordou para os espaços pedestres físicos e instalou-se no espaço reservado aos carros, roubando espaço precioso para o tráfego intenso na área, num gesto simbólico em que a literatura assumiu o controlo das ruas e se tornou o conquistador do público espaço.”

A preparação desta peça demorou um mês e a sua exibição foi o pano de fundo para outras atividades do festival. No último dia, os livros foram oferecidos aos múltiplos curiosos e visitantes, que durante um mês, não ficaram indiferentes ao “rio de livros”.

Clique AQUI para aceder ao artigo no site dos Luzinterruptus.

[Notícia sugerida por Alexandra Maciel]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório