Ciência

Austrália: Encontrado mineral “exclusivo” da Lua

Um mineral trazido para a Terra pelos primeiros astronautas que foram à Lua e que se pensava ser exclusivo do satélite natural foi descoberto em rochas com mais de um bilião de anos, na Austrália.
Versão para impressão
Um mineral trazido para a Terra pelos primeiros astronautas que foram à Lua e que se pensava ser exclusivo do satélite natural foi descoberto em rochas com mais de um bilião de anos, na Austrália. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelas entidades científicas.

O mineral tranquillityite deve o seu nome ao Mar da Tranquilidade, uma planície de basalto situada na Lua, onde foi encontrado pela primeira vez em 1969, durante uma expedição da Apolo XI.

Há dois anos foi detetada a presença de tranquillityite em amostras rochosas da Austrália Ocidental e, após longas e exaustivas análises, os especialistas conseguiram confirmar que o mineral é igual ao descoberto na Lua.

“É incrível como o tranquillityite, afinal, existiu desde sempre na Terra e que tenham passado 40 anos desde que foi encontrado na Lua para que fosse encontrado», diz Birger Rasmussen, líder da equipa da Universidade de Curtin e responsável pela descoberta, no artigo que publicou na revista Geology. “Isto significa que na Lua e na Terra ocorrem os mesmos fenómenos químicos e os mesmos processos”, acrescenta.

A descoberta ocorreu por acaso, quando o grupo de cientistas estava a analisar camadas de rocha com um microscópio, para detetar eletrões

O mineral apresenta uma cor castanho avermelhada, tem a forma de pequenas agulhas (mais finas que o diâmetro do cabelo humano) e é essencialmente composto por sílica, zircónio, titânio e ferro.

Para já o mineral foi encontrado em seis locais diferentes do oeste australiano e em rochas ígneas como a dolerita, mais conhecida como “granito negro”, e é um dos últimos minerais que se cristalizam do magma.

O tranquillityite permite, entre outras coisas, datar com precisão a antiguidade das rochas que o contêm mas não tem qualquer tipo de valor económico.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório