Inovação e Tecnologia

Áudio: Registado o eco mais longo do mundo

O recorde mundial do maior eco do mundo foi registado em Ross-shire, na Escócia. O eco, do tiro de uma pistola, foi captado numa rede subterrânea de tanques de armazenamento de petróleo e durou 112 segundos. A descoberta foi feita por um professor de
Versão para impressão
O recorde mundial do maior eco do mundo foi registado em Ross-shire, na Escócia. O eco do tiro de uma pistola foi captado numa rede subterrânea de tanques de armazenamento de petróleo e durou 112 segundos. A 'proeza' foi concretizada por um professor de engenharia acústica da Universidade de Salford, no Reino Unido.
 
A rede subterrânea de Inchindown foi construída durante a Segunda Guerra Mundial no meio de uma encosta devido à preocupação dos ingleses com a possibilidade de um ataque de bomba por parte da Alemanha.
 
O professor Trevor Cox teve que entrar no tanque através de um dos tubos de óleo pois não existem portas. O tanque foi projetado para armazenar 25,5 milhões de litros de combustível e tem paredes de 45 centímetros de espessura. O espaço representa quase duas vezes o comprimento de um campo de futebol.
 


Allan Kilpatrick, um investigador arqueológico da Comissão Real sobre os antigos e monumentos históricos da Escócia, disparou a pistola a um terço do caminho para dentro do tanque de armazenamento. Os resultados surpreenderam Cox, que gravou a resposta através de microfones a cerca de um terço do caminho da outra extremidade (ouvir acima).
 
“Foi como estar dentro do covil de um vilão do James Bond. Nunca tido ouvido tantos ecos e reverberações (reflexão múltipla de uma frequência)”, explica o professor em declarações ao jornal The Independent. “Comecei apenas por brincadeira a gritar e reparei que o som continuava, continuava e continuava”.
 
“Então, quando disparou a pistola a minha primeira reação foi de incredulidade, os tempos de reverberação eram muito longos. Soube de imediato que tinha um novo recorde mundial”, acrescenta.
 
Trevor Cox revelou ainda que a “ressonância extraordinária do túnel pode ser incorporada numa composição musical, embora os tubos estejam apenas acessíveis através de visitadas guiadas limitadas”.
 
O eco que demora 112 segundos já foi registado pelos Recordes Mundiais do Guiness e ultrapassou o anterior recorde cujo som demorava 15 segundos a dissipar-se quando as portas de bronze maciço do Mausoléu de Hamilton, na Escócia, são fechados com força.
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub