Mundo

Atleta leiloa medalha olímpica para ajudar menina

A atleta polaca Zofia Noceti-Klepacka vai leiloar a medalha de bronze conquistada na classe de vela RS:X para ajudar a pequena Zuzia, uma menina de cinco anos que viu crescer e que sofre de fibrose cística.
Versão para impressão
Uma medalha olímpica é algo que qualquer atleta quererá guardar, mas, ainda antes de a conquistar, a atleta polaca Zofia Noceti-Klepacka já tinha decidido que, em caso de vitória, iria leiloá-la. O objetivo, que agora vai concretizar-se, era ajudar a pequena Zuzia, uma menina de cinco anos que Zofia viu crescer e que sofre de fibrose cística, doença que exige cuidados permanentes. 
 
Antes de viajar para Londres para disputar os Jogos Olímpicos, a atleta, que venceu o bronze na classe de vela RS:X, modalidade olímpica de windsurf, prometeu a Zuzia que, se conseguisse um lugar no pódio, leiloaria a medalha, cedendo à família da criança todos os lucros obtidos para ajudar a financiar os tratamentos, muito dispendiosos.
 
Foi em entrevista à estação de rádio Polskie Radio que Noceti-Klepacka desvendou a promessa. “Garanti-lhes que ia a Londres tentar ganhar uma medalha pela Zuzia”, afirmou a atleta, acrescentando que “todos estão a rezar” para que a menina sobreviva, já que este é um problema muitas vezes fatal.
 
“Conheço-a desde que nasceu. Vi todos os problemas pelos quais passou, todas as vezes que esteve no hospital com a mãe sempre a acompanhá-la”, acrescentou. Na sequência da doença, que ataca os pulmões e o sistema digestivo, causando infeções e dificuldades de respiração, Zuzia foi já submetida a cinco cirurgias, o que deixou a família com problemas financeiros.
 
Ainda não se sabe como e onde será efetuado o leilão da medalha, mas esta não será a primeira vez que é realizada uma ação semelhante.
 
O famoso lutador de boxe Vladimir Klitschko, por exemplo, leiloou a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de 1996 por um milhão de dólares em nome de outra causa solidária, mas acabou por reavê-la devido à simpatia do licitador, que ficou satisfeito apenas com a doação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório