Inovação e Tecnologia

Astrónomos revelam o maior mapa 3D do Universo

NULL
Versão para impressão
Um grupo de astrónomos revelou, esta semana, o mapa 3D mais completo do Universo. O mapa projeta uma distância de 380 milhões anos luz e demorou cerca de 10 anos a ser finalizado. Denominado 2MASS Redshift Survey (2MRS), este mapa dá uma visão pormenorizada das galáxias presentes no universo.

O projeto define mais de 43.000 galáxias usando uma pesquisa espacial chamada 2MASS, que efetuou um rastreio do céu em três comprimentos de ondas infravermelhas. Para dar a terceira dimensão ao mapa, os cientistas calcularam a distância entra as galáxias, e a distância destas em relação à Terra. Após este passo, os investigadores começaram por medir o desvio para o vermelho das galáxias, uma a uma, usando dois telescópios: um nos EUA e o outro no Chile.

Os cientistas concluíram que quanto mais longe uma galáxia está da Terra maior é o desvio para o vermelho. Analisando essas variações no comprimento de onda da luz, a 2MRS conseguiu precisar a terceira dimensão gerando o mapa 3D.

A pesquisa também mapeou regiões mais próximas da Via Láctea, normalmente escurecidas pelas poeiras e pelos gases da nossa galáxia. As ondas infravermelhas da 2MRS conseguem penetrar nos ruídos, mostrando melhor como é a vizinhança galáctica da Terra.

O mapa em 3D foi apresentado por Karen Masters, da Universidade de Portsmouth, do Instituto de Cosmologia e Gravitação (ICG), na conferência de imprensa do 218º encontro Sociedade Americana de Astronomia de Harvard e do Centro de Astrofísica do Smithsonian.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade de Portsmouth.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório