Ciência

Astrónomos encontram rara galáxia retangular

Uma rara galáxia com uma forma próxima de um retângulo foi descoberta por um grupo internacional de astrónomos da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália).
Versão para impressão
Uma rara galáxia com uma forma próxima de um retângulo foi descoberta por um grupo internacional de astrónomos da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália). A LEDA 074886 integra um grupo de 250 galáxias localizadas a 70 milhões de anos-luz da Terra.
 
No universo, a maior parte das galáxias existe sob três formas – esférica, elíptica, ou, ainda, uma forma irregular”, explica, em comunicado, o professor Alister Graham da Universidade de Tecnologia de Swinburne, acrescentando que esta forma retangular é “muito rara e nem deveria existir”.
 
“É como a estranha inclinação da Torre de Pisa ou um animal exótico que desafia as leis da natureza”, explica o astrónomo.

A pequena e estranha galáxia foi detetada numa imagem obtida pelo telescópio japonês Subaru quando um dos membros da equipa de astrónomos investigava a constelação de Eridan, a 700 milhões de anos-luz da Terra.

No entanto a equipa – composta por astrónomos da Austrália, da Alemanha, da Suíça, e da Finlândia – defende que a galáxia não será completamente retangular mas sim cilíndrica. Estas suspeitas foram reforçadas com observações do telescópio gigante Keck, no Havai.

Os investigadores acreditam que esta forma resultou da colisão entre duas galáxias e que, se a nossa galáxia colidir com a galáxia Andrómeda, daqui a muitos milhões de anos, essa colisão poderá dar origem a uma galáxia semelhante. 

 
Uma das razões pelas quais esta galáxia foi difícil de encontrar, dizem os astrónomos, está relacionada com a sua pequena dimensão: a LEDA 074886  tem cinquenta vezes menos estrelas do que a nossa via láctea. 
 
A descoberta vai ser publicada no The Astrophysical Journal.  
 
Clique AQUI para aceder ao comunicado da  Universidade de Tecnologia de Swinburne e ver mais imagens da LEDA 074886. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub