Ciência

Astronomia: Investigação determina idade da Lua

Uma equipa internacional de cientistas conseguiu determinar a idade da Lua, chegando à conclusão que esta foi formada 95 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar, na sequência de uma colisão que também originou a atual estrutura da Terra
Versão para impressão
Uma equipa internacional de cientistas conseguiu determinar a idade da Lua, chegando à conclusão que esta foi formada 95 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar, na sequência de uma colisão que também originou a atual estrutura da Terra. 
 
O anúncio foi divulgado esta quinta-feira pela revista científica britânica 'Nature', onde foi publicado o estudo, da autoria de planetologistas franceses, alemães e norte-americanos do Observatório da Côte d'Azur, em Nice, no sul de França. Para determinar a idade da Lua, os peritos utilizaram um novo método, que teve por base simulações numéricas e a composição química do manto da Terra. 
 
Em comunicado, o Observatório explica que foi verificada “uma relação entre o momento em que ocorreu a colisão que formou a Lua e quantidade de máteria que a Terra adquiriu após essa colisão gigante”. Essa mesma relação vem revelar-se “um verdadeiro relógio para datar o evento que levou à formação da Lua”, estabelecento que a mesma foi formada 95 milhões de anos depois do início do Sistema Solar.
 
Segundo investigações anteriores, a formação do Sistema solar terá acontecido há 4,56 mil milhões de anos, o que dá à Lua uma idade de 4,47 mil milhões de anos.
 
Alessandro Morbidelli, um dos líderes da equipa de cientistas, conta à AFP que a mesma investigação dá ainda conta que a Terra é “o planeta que levou mais tempo a formar-se no nosso Sistema Solar”, com a estrutura núcleo-manto-crosta.

Saiba mais AQUI, no site do Observatório Côte d'Azur.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub