Ciência

Astronomia: Galaxy Zoo disponível em português

O Galaxy Zoo, importante projeto de ciência cidadã em astronomia, está a partir de agora acessível a 250 milhões de falantes de língua portuguesa, graças à tradução do serviço realizada pelo Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências
Versão para impressão
O Galaxy Zoo, um importante projeto internacional de ciência cidadã em astronomia, está a partir de agora acessível a 250 milhões de falantes de língua portuguesa, graças à tradução do serviço realizada pelo Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL).
 
O Galaxy Zoo é uma plataforma online pioneira que procura o envolvimento do público na classificação de milhões de galáxias, auxiliando assim a investigação dos astrónomos sobre a evolução do Universo.

Este projeto é um exemplo da chamada “ciência cidadã” que contribui para o avanço científico através da participação de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo e que, para além da investigação, serve ainda de método de eleição para a promoção científica.

Em declarações ao Boas Notícias, o astrónomo do CAAUL e coordenador da tradução e adaptação do site, João Retrê, explicou que “atualmente a quantidade de utilizadores de língua portuguesa do Galaxy Zoo é baixa, tendo em conta que há um milhão de utilizadores registados no site”.

O astrónomo, que também assina no Boas Notícias a rubrica mensal “Observatório“, espera que “com esta tradução e adaptação o projeto” se torne mais aliciante para “toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – mais de 250 milhões de pessoas”.

Galaxy Zoo já identificou milhões de galáxias e estrelas

O site disponibiliza imagens do Universo com galáxias que ainda não foram classificadas, oferecendo a oportunidade a qualquer utilizador de ser o primeiro a descrever esses objetos astronómicos. O Galaxy Zoo já permitiu classificar cerca de 1.5 milhões de galáxias, cada uma delas contendo milhares de milhões de estrelas.

 
“A ciência cidadã é uma maneira fantástica para alguém se envolver diretamente na investigação científica. Quando visita o Galaxyzoo.org está a ajudar a humanidade a explorar o universo. A tradução do Galaxy Zoo para português significa que podemos potencialmente envolver mais de duas centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, afirma Kevin Schawinski, co-fundador do Galaxy Zoo, num comunicado enviado ao Boas Notícias.

O CAAUL é um centro de investigação em astronomia e astrofísica envolvido em projetos internacionais e com uma elevada produção científica. Para além da investigação de projeção internacional, tem vindo a desenvolver atividades de divulgação como cursos, palestras, visitas e observações astronómicas para o público em geral.
 
O Galaxy Zoo é um de cerca de 30 projetos incluídos no Zooniverse, uma plataforma de ciência cidadã com projetos que vão da Astronomia à Zoologia. O Galaxy Zoo é o primeiro a ter uma tradução para língua portuguesa estando já em curso a tradução de outros projetos.
 
Clique AQUI para aceder ao Galaxy Zoo.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub