Ciência

Astronomia: Descoberto planeta ‘gémeo’ da Terra

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um 'irmão gémeo' do planeta Terra. A 200 anos-luz de distância, o KOI-314 é o primeiro planeta descoberto com uma massa igual à da Terra.
Versão para impressão
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um 'irmão gémeo' do planeta Terra. A 200 anos-luz de distância, o KOI-314 é o primeiro planeta descoberto com uma massa igual à da Terra.

Com uma temperatura à superfície de 104ºC e um tamanho 60% superior ao da Terra, o KOI-314 foi descoberto por acaso quando um grupo de cientistas tentava identificar novas luas com o telescópio espacial Kepler.
 

Apesar das semelhanças, o novo planeta não é como a Terra, até porque os especialistas suspeitam de uma espessa atmosfera gasosa, rica em hélio e hidrogénio, que o tornam apenas 30% mais denso que a água. 
 
“Este novo planeta pode ter a mesma massa que a Terra mas não é igual”, esclarece David Kipping, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos EUA, em comunicado. Segundo o responsável, a descoberta serve de prova em como “não existe uma linha divisória clara entre os planetas rochosos como a Terra e os planetas mais macios como aqueles essencialmente constituídos por água ou gás”.
 
O KOI-314 foi encontrado por acaso numa missão cujo objetivo era identificar novas luas, fora do nosso sistema solar, através do telescópio espacial Kepler. “Pensámos estar perante um exoplaneta, mas as variações de trânsito que o mesmo apresentar fizeram-nos ver que, afinal, aquele era, claramente, um outro planeta”, conta Kippling.
 
Tal como a Terra, o KOI-314 gira em torno de uma estrela, mas esta mais fraca que o Sol, vermelha e anã. O seu movimento de translação tem uma duração de 23 dias e o anúncio da sua descoberta foi feito esta segunda-feira na 223ª conferência anual da Sociedade Astronómica Americana, em Washington.

Saiba mais AQUI.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub