Ciência

Astronauta canta música de David Bowie no espaço

Já há quem o considere o astronauta mais "cool" do universo. Agora, Chris Hadfield, que se tem tornado um fenómeno de popularidade graças à partilha online de imagens e experiências do quotidiano a partir do espaço, gravou uma música de Bowie.
Versão para impressão
Já há quem o considere o astronauta mais “cool” do universo. Chris Hadfield, que se tem tornado um fenómeno de popularidade graças à partilha online de imagens e experiências do quotidiano a partir do espaço, onde vive há vários meses, está prestes a abandonar a Estação Espacial Internacional (ISS) e, como forma de despedida, decidiu gravar uma versão “espacial” de Space Oddity, de David Bowie.
 
O engenheiro de voo canadiano divulgou o vídeo no qual canta e toca guitarra enquanto 'flutua' este domingo à noite nas suas páginas no Twitter e no Facebook e, em pouco mais de 12 horas, este autêntico 'videoclip' soma já mais de meio milhão de visualizações no Youtube e centenas de comentários recheados de entusiasmo e admiração.
 
Também no Facebook as reações não se fizeram esperar: o vídeo arrecadou quase 11.000 gostos desde a noite de ontem e foi partilhado mais de 8.000 vezes, além de merecer elogios e palavras sentidas de muitos dos que acompanharam a missão de Hadfield na ISS e confessam que terão “saudades” dos pequenos pedaços de ciência que partilhou com todos.

Veja o vídeo em que o astronauta interpreta “Space Oddity”
 

“Em honra do génio David Bowie, aqui está 'Space Oddity', gravada na Estação. Um último olhar sobre o mundo”, escreveu, a propósito do vídeo, Chris Hadfield, que, esta noite, regressará à Terra com os seus companheiros de tripulação, o comandante Roman Romanenko e o engenheiro de voo norte-americano Thomas Marshburn. 
 
“Quase hora de abandonar a Estação. É difícil expressar as minhas emoções, mas a que predomina é a gratidão. Vim para aqui em nome de tanta gente – obrigado”, confessou o astronauta na sua página do Twitter, onde é seguido por mais de 800 mil pessoas.
 
Já esta manhã, Hadfield voltou ao Facebook para dizer bom dia à Terra. “Devíamos dormir até tarde para estarmos bem descansados para o voo desta noite em direção a casa, mas estou a ter dificuldade em dormir”, confessou, pouco antes de partilhar mais uma das suas fotografias, desta feita de uma série de nuvens em forma de pássaro sobre a Crimeia.
 
O dia-a-dia a 350 quilómetros de altitude
 
Ao longo da sua missão na Estação Espacial Internacional foram muitas as experiências que o canadiano dividiu com os seus seguidores. Entre as mais apreciadas estão, por exemplo, um vídeo em que Hadfield mostra como as lágrimas (não) correm no espaço e outro em que canta uma balada escrita por si, “Jewel In The Night”, publicado por altura do Natal.
 
Durante a estadia no espaço e entre as centenas de imagens que partilhou destacam-se, ainda, várias fotografias aéreas impressionantes de Portugal, nomeadamente da ilha da Madeira e do estuário do Tejo, além de uma vista noturna da cidade de Lisboa

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub