Sociedade

Associações querem apoiar regresso às aulas

Instituições ligadas ao apoio às crianças antecipam um começo de ano letivo complicado para muitas famílias carenciadas. Recolher fundos através da internet e linhas de valor acrescentado são algumas das soluções apresentadas para tentar solucionar e
Versão para impressão
Instituições ligadas ao apoio às crianças antecipam um começo de ano letivo complicado para muitas famílias carenciadas. Recolher fundos através da internet e linhas de valor acrescentado são algumas das soluções apresentadas para tentar solucionar este drama social e poderá entrar em ação já em setembro.

Quem o garante é Manuela Eanes, presidente do Instituto de Apoio à Criança, que revelou ao DN a vontade de desenvolver um site na internet em que “as pessoas possam fazer donativos, anonimamente”, mas também conhecer as dificuldades com que se deparam algumas crianças e as iniciativas que existem para as apoiar.

Neste momento já arranjou apoio do reitor do ISCTE para esta solução inovadora que acredita que possa ser muito eficaz.

A inspiração para este projeto veio do Portugal Solidário, uma iniciativa lançada em conjunto com várias instituições, incluindo a Gulbenkian e que acabou em 2009. “Neste momento, estamos em 2010 e a ideia que temos é que 2011 será um ano ainda mais difícil. Seria importante relançar esta iniciativa com outras ideias, novas ambições”, revelou a mulher do antigo presidente, Ramalho Eanes.

“Se isto não avança depressa, teremos situações dramáticas. Na associação têm-nos chegado alguns casos críticos”, revelou, acrescentando ter confiança na boa vontade dos portugueses: “Em Portugal as pessoas são solidárias. Só é preciso haver gente para criar estes projetos e dinamizá-los.”

Entre os possíveis parceiros do projeto poderão estar entidades como a Gulbenkian, a Cáritas e a Cruz Vermelha. Também a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), cujo presidente partilha o sentimento da “urgência” destas ações, quer associar-se ao projeto.

Notícia sugerida pela utilizadora Céu Guitart

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório