Sociedade

Associação da Maia apoia jovens grávidas em risco

A Associação Socialis administra, em Vila Nova da Telha, na Maia, uma casa-abrigo para jovens grávidas em risco. Em três anos de existência, já foram acolhidas 15 jovens, sendo que outras 93 são assistidas no centro de atendimento daquela instituição
Versão para impressão
A Associação Socialis administra, em Vila Nova da Telha, na Maia, uma casa-abrigo para jovens grávidas em risco. Em três anos de existência, já foram acolhidas 15 jovens, sendo que outras 93 são assistidas no centro de atendimento daquela instituição de solidariedade social.

Susana (nome fictício) é uma das jovens que encontrou abrigo da casa da Socialis. Aos 19 anos soube que estava grávida e nem o companheiro nem a mãe lhe deram apoio.

Vendo-se desempregada e sem alternativas, Susana foi recebida pela Socialis.

“No Natal [o meu filho] começou a dar os primeiros passos. Tem dois anos e nem parece o mesmo”, sublinha, convicta de que é graças à ajuda das técnicas daquela instituição que finalmente consegue ver-se “sozinha com o filho”, confessa ao Jornal de Notícias (JN).

Consciente que precisa de completar a sua formação para poder garantir uma situação laboral mais estável, Susana está a terminar a escolaridade obrigatória e procura emprego, através da validação de competências.

Contudo, estas ajudas da Socialis estão em risco, uma vez que a Segurança Social não concede ajudas financeiras desde maio, quebrando assim o protocolo firmado entre as duas entidades. A associação recorreu, por isso, a um empréstimo, para poder garantir a proteção das jovens que assiste.

“Temos vários pedidos de entrada para a vaga que existe na casa. Mas enquanto a situação não se resolver não podemos acolher a quinta jovem”, clarifica a direção da Socialis ao JN, acrescentando que “as despesas da casa, no mês passado, já foram pagas com o dinheiro do empréstimo. Vamos ver se o empréstimo chega para este mês. Estamos mesmo aflitos. Se não entrar rapidamente dinheiro, não conseguiremos continuar a acompanhar estas jovens”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório