Em Destaque Notícias Sociedade

As 8 melhores cidades para conhecer de bicicleta

Versão para impressão
Cada vez mais as pessoas começam a procurar novas e mais práticas formas de conhecer os destinos para onde viajam e, por isso mesmo, são várias as cidades que ano após ano apostam em renovações e se tornam mais amigas dos ciclistas. Hoje em dia já não é difícil encontrar sítios com vias, pontes e caminhos dedicados a esta modalidade, mas algumas cidades vão mais além. Se pertence aos 96% dos portugueses que não gosta particularmente de conhecer os seus destinos de bicicleta, a momondo mostra-lhe as cidades mais amigas desta modalidade que o vão converter.

 

Copenhaga, Dinamarca

De acordo com o Índice do Ciclismo Copenhagenize, Copenhaga permanece pelo segundo ano sucessivo como a melhor cidade para andar de bicicleta do mundo. Quando quase metade da população utiliza este meio de transporte para ir trabalhar ou para ir à escola, é apenas natural que a cidade se adapte. Alugue uma bicicleta e comece a pedalar pela Cykelslangen (a Cobra das Bicicletas) em direção aos prados de Amager. Dê uma volta pelo animado bairro de Nørrebro e mergulhe no verdadeiro auge do trânsito das bicicletas no eixo Nørrebrogade. Siga o parque conceptual Superkilen até ao bairro chique de Frederiksberg e aproveite a viagem. Se levar companhia, em vez de uma segunda bicicleta, porque não opta por levar uma bicicleta de carga e dar-lhe boleia pela cidade?

 

Utrecht, Países Baixos

Aprecie a dança perfeitamente sincronizada que os ciclistas fazem na hora de ponta em Utrecht ou, se se sentir corajoso, participe nela. Siga a Domtoren (Torre Dom) até ao coração histórico da cidade ou delicie-se com um ‘Utrecht Strong Ale’ no Beers & Barrels, na Oudegracht. Graças ao aumento exponencial do número de bicicletas na cidade, a maior garagem de bicicletas do mundo está a chegar. O objetivo é armazenar as 12.500 bicicletas que, até aos dias de hoje, são estacionadas com tanta frustração quanto humor em qualquer recanto da cidade, incluindo em frente a sinais de “proibido estacionar bicicletas”.

 

Amesterdão, Países Baixos

O terreno plano e os 400 quilómetros de vias de ciclismo tornam Amesterdão numa cidade ideal para andar de bicicleta. Para um passeio relaxado, opte por fugir ao stress das ruas principais e pedale pela praça de Nieuwmarket, em direcção ao Rio Amstel. Observe-lhe a beleza desde a Ponte Magere, traduzida literalmente como Ponte Magriçela. Espere que as pequenas lâmpadas amarelas da ponte se acendam ao fim do dia, com o pôr do sol, e dirija-se aos bares do bairro De Pijp. Não termine a viagem sem antes beber um copo no Mash ou no Boelen & Boelen, saboreando o país nos seus lábios.

 

Estrasburgo, França

Como forma de reduzir a utilização de carros no centro da cidade, Estrasburgo organizou vários circuitos e sistemas de aluguer de bicicletas. Pode agora passear pelo centro histórico, atravessando a Grande Ile, e sentir o encanto das casas coloridas com vigas de madeira do bairro Petite France. A Catedral de Estrasburgo e o seu relógio Astronómico não podem ficar de fora, por isso aproveite o espetáculo às 12h30 em ponto. Já que está perto da Alemanha, porque não fazer um passeio pelo trilho de bicicleta Piste des Forts, desfrutando de uma brisa fresca enquanto pedala?

  

Malmö, Suécia

Conhecida como a cidade ciclista principal da Suécia, Malmö tem para lhe oferecer um passeio ao longo da praia no Scaniaparken, para que possa aproveitar de uma boa dose de maresia antes de se estender ao sol nas escadas do Scaniabadet. A caminho do castelo Malmöhus Slott pare no Fiskehoddorna e veja o peixe que os pescadores têm a oferecer. Observe também as montras da rua Södergatan e estacione a bicicleta para aquecer com um café no Solde Kafferosteri.

 

Bordéus, França

Bordéus não oferece apenas boas condições para o ciclismo. Conta também com boas atrações e… bom vinho. Graças à nova rede de eléctricos a cidade conta agora com menos trânsito, facilitando a viagem de bicicleta do ponto A ao ponto B. Utilize o sistema de partilha de bicicletas VCub e pedale ao longo das margens do Garonne, chapinhando pela fonte Miroir d’Eau e perdendo-se na Base Submarina, onde a arte e a herança se fundem. Com a L’Ecole du vin vai poder aperfeiçoar o seu conhecimento enólogo e usufruir de uma prova de vinhos dos muitos vinhedos da região Bordelais. Mas cuidado! Nada de beber e pedalar.

 

Antuérpia, Bélgica

Sabia que, além da sua moda, diamantes e arte, a cidade flamenga de Antuérpia é também uma ótima cidade para pedalar? Passe pela Grote Markt (Grande Praça do Mercado), a Câmara Municipal e a fonte Brabo. Passeie também pelo distrito de Het Eilandje, um antigo porto que se está a transformar numa das zonas mais atraentes da cidade. Não se esqueça de visitar a Catedral da Nossa Senhora, onde poderá apreciar diversas obras de arte como “A Visitação” de Rubens, entre outras. Abasteça-se de cerveja, batatas fritas belgas e chocolate e pedale até ao distrito dos diamantes. Se não for gastador, não se preocupe: o encanto das pequenas ruelas e a visão dos judeus ortodoxos a passear de bicicleta nunca o abandonarão.

 

Ljubljana, Eslovénia

Ljubljana é a cidade dos amantes, quer seja de bicicletas, castelos ou até mesmo do ambiente. Reconhecida como a Capital Verde Europeia 2016, pela União Europeia, esta cidade não reduz nos esforços de se tornar cada vez mais green, encorajando os seus moradores e visitantes a adotar as bicicletas como meio de transporte. A subida até ao Castelo de Ljubljana não se adivinha fácil, mas certamente valerá a pena. Se é daqueles que desejam experimentar a gastronomia local, não deixe de petiscar no mercado de Vodnikov Trg onde, ao longo de duas praças, o que não faltarão serão vegetais frescos, mel local e queijos artesanais.

 

Se o que importa é viajar, porque não aproveita para conhecer qualquer um destes maravilhosos países de bicicleta? Assim, pode descobrir que esta é uma das melhores e mais rápidas formas de conhecer locais diferentes. Além disso, no final da viagem, notará as suas pernas muito mais em forma!

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub