Mundo

As 10 cartas de amor mais belas do mundo?

Uma agência de seguros promoveu uma votação para eleger a melhor carta de amor jamais escrita. A vencedora foi escrita pelo músico norte-americano por ocasião do 65.º aniversário da esposa, June Carter. "A mulher mais fantástica que já conheci".
Versão para impressão
A carta mais romântica do mundo foi escrita pelo músico norte-americano Johny Cash. Quem o diz é a empresa Beagle Street que elaborou uma lista romântica onde também constam cartas de John Keats, poeta inglês, do músico Jimi Hendrix e do escritor Ernest Hemingway. Mas muitas cartas, e cheias de amor, ficam de fora desta seleção.

“Parabéns princesa, (…) Envelhecemos e habituámo-nos um ao outro. Pensamos da mesma forma. Lemos os pensamentos um do outro. Sabemos o que o outro quer sem termos de perguntar. Às vezes irritamos-nos um pouco. Talvez às vezes nos tomemos por garantidos”, lê-se na carta que o cantor e compositor norte-americano escreveu a June Cartes por ocasião do 65.º aniversário da sua mulher.

“Mas de vez em quando, como hoje, eu penso sobre isso e percebo como sou sortudo por partilhar a minha vida com a mulher mais fantástica que já conheci. Tu continuas a fascinar-me e a inspirar-me”.

Depois de um romance atribulado e de um casamento falhado do lado do cantor, Johny Cash e June Carter casaram-se em 1968 e permaneceram juntos mais de 30 anos. June Carter faleceu em Maio de 2003. Quatro meses mais tarde, Johny Cash morreu. O seu amor chegou ao grande ecrã através do filme “Walk the Line”, protagonizado por Joaquin Phoenix.

O segundo lugar da carta mais romântica foi atribuído, pelos participantes da votação realizada pela empresa Beagle Street, a Winson Churchill, antigo primeiro-ministro britânico que, em 1935, escreveu uma famosa carta de amor à sua “querida Clammie”. Na listagem também se encontram cartas de John Keats, poeta inglês, do músico Jimi Hendrix e do escritor Ernest Hemingway.

As cartas em português que a lista deixa de fora

A lista não contempla cartas escritas na língua portuguesa, mas o Boas Notícias acrescentaria a este conjunto de mensagens românticas, as cartas que António Lobo Antunes escreveu à sua mulher durante a guerra colonial. Estes textos foram adaptados ao cinema por Ivo Ferreira que vai estrear a película “Cartas de Guerra” no Festival IndieLisboa.

Ainda promovendo o amor em português, acrescentaríamos as cartas que o revolucionário cabo-verdiano Amílcar Cabral escreveu à sua primeira mulher, a transmontana Maria Helena, e que foram agora reunidas e publicadas em livro, pela editora Rosa de Porcelana. 

A votação das mais belas cartas de amor foi promovida pela agência de seguros Beagle Street, que pediu a mil participantes para escolherem as melhores cartas alguma vez escritas.

Qual a motivação de uma agência de seguros para promover uma iniciativa semelhante? “Quando fizer um seguro de vida com a Beagle Street, nós damos-lhe a opção de usar o nosso serviço de mensagens pessoais para contactar os seus entes queridos e queremos inspirá-lo a enviar mensagens apaixonadas”, explica a seguradora no site do concurso.

A listagem pode ser conferida aqui.

O Top 10 das melhores cartas de amor

1.Johnny Cash no 65.º aniversário da esposa, June Carter (1994)
2. Winston Churchill expressa o amor à esposa, Clementine Churchill (1935)
3. O poeta John Keats declara-se a Fanny Brawne, sua vizinha (1819)
4. Ernest Hemingway admite o seu amor por Marlene Dietrich (1951)
5. Napoleão Bonaparte expressa-se a Josefina de Beauharnais (1796)
6. Richard Burton elogia a beleza de Elizabeth Taylor (1964)
7. O Rei Henrique VIII de Inglaterra admite amar Anne Bolena (1527)
8. Beethoven fala de um “amor” cuja identidade se desconhece (1812)
9. Gerald Ford recorda a esposa do seu amor por ela. Betty Ford tinha sido diagnosticada com cancro da mama (1974)
10. Jimi Hendrix diz à sua 'pequenina' para abrir as asas (data desconhecida)

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório