Saúde

Artrite: Tratamento português testado na China

Uma molécula contra a artrite reumatoide criada em Portugal vai ser submetida a testes clínicos na China. O acordo de colaboração foi assinado pela empresa portuguesa Technophage e pelo instituto de investigação chinês, Shangai Institute of Materia.
Versão para impressão
Uma molécula contra a artrite reumatoide criada em Portugal vai ser submetida a testes clínicos na China. O acordo de colaboração foi assinado pela empresa portuguesa Technophage e pelo instituto de investigação chinês Shangai Institute of Materia Medica.
 
De acordo com o comunicado enviado ao Boas Notícias, a Technophage encontra-se a desenvolver anticorpos contra alvos específicos em várias doenças humanas. Um deles, o TA_101 deverá atuar em doenças inflamatórias e autoimunes, nomeadamente a artrite reumatoide, impedindo o agravamento da patologia.
 
O pedido da patente para este produto já foi submetido nos EUA e, agora, o Shangai Institute of Materia Medica junta-se à empresa portuguesa de biotecnologia para a realização de estudos pré-clínicos com o TA_101. Esta parceria visa gerar dados para apoiar a aprovação da comercialização do produto como fármaco.
 
Os investigadores acreditam que o o TA_101 poderá garantir, no futuro, um tratamento eficaz não só da artrite reumatoide, mas também de outro tipo de doenças autoimunes. Dependendo do sucesso dos estudos de eficácia, a Technophage poderá vir a apresentar um pedido de ensaios clínicos, ainda em 2012, à Agência Europeia de Medicamentos.
 
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crónica, caracterizada por inchaço e dores nas articulações. Os tratamentos que, até agora, tentam apenas minimizar as dores com anti-inflamatórios e medicamentos que interferem na criação de células imunitárias, podem vir a evoluir drasticamente com esta nova molécula capaz de diminuir a progressão da inflamação.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub