Mundo

Artista constrói Torre de Babel com 30 mil livros

NULL
Versão para impressão
Para celebrar o facto de Buenos Aires, na Argentina, ter sido eleita a Capital Mundial do Livro de 2011 pela UNESCO, a artista Marta Minujin construiu uma Torre de Babel com 25 metros de altura, utilizando 30 mil obras literárias de todas as línguas.

Erigida na praça central da cidade argentina, a monumental construção, a ser inaugurada na próxima quarta-feira, visa “unir todas as raças através do livro”, explicou a artista, em declarações à AFP.

Os sete andares da torre podem ser percorridos por grupos de até 100 pessoas. A visita será acompanhada por uma banda sonora também assinada por Marta Minujin, que dá a ouvir a palavra “livro” em todas as línguas do mundo.

No último dia de exposição, a 28 de maio, os visitantes podem escolher um livro na língua da sua preferência e levá-lo consigo. Algumas obras serão dadas a bibliotecas e as restantes serão catalogadas para formar a primeira coleção multilingue da capital argentina, batizada como Biblioteca de Babel.

Os livros integrados na torre foram oferecidos por 50 embaixadas em Buenos Aires e ainda pelos milhares de pessoas que participaram numa campanha pública para esta “obra de participação maciça”.

“A arte não tem idioma” é o lema de Marta Minujin, artista conhecida pelas suas criações “habitáveis” formadas por outros materiais como almofadas ou garrafas, que convidam o público a entrar na obra para a viver.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub