Ciência

Artigo português lidera top10 da “Nature”

Um artigo científico, envolvendo oito investigadores portugueses, que demonstrou que o protão é mais pequeno do que julgava a comunidade científica liderou o "top ten" dos mais "descarregados" da edição online da revista científica "Nature", em ju
Versão para impressão
Um artigo científico, envolvendo oito investigadores portugueses, que demonstrou que o protão é mais pequeno do que julgava a comunidade científica liderou o “top ten” dos mais “descarregados” da edição online da revista científica “Nature”, em julho.
 
“O artigo publicado na edição de 8 de julho da prestigiada Nature liderou o Top Ten dos artigos mais descarregados da edição online da revista, durante o mês de julho, segundo estatísticas divulgadas pela própria Nature”, refere uma nota de imprensa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Os oito investigadores portugueses, coordenados por Joaquim Santos, do Centro de Instrumentação de Física da FCTUC, integraram uma equipa internacional de 32 investigadores que verificou que o protão é mais pequeno do que a comunidade científica pensava.

O resultado obtido nesta experiência com um nível de exactidão sem precedentes é dez vezes mais preciso mas, surpreendentemente, 4% menor do que o valor assumido até agora.

A descoberta de que o protão é mais pequeno do que se conhecia provocou grande agitação e interesse na comunidade científica mundial, conforme explica comunicado oficial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

 Passados quase dois meses da sua publicação, começam já a aparecer diversos artigos científicos que procuram dar uma explicação cabal para a discrepância encontrada.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório