Sociedade

Arrendamento social vai ter bolsa com 2.000 habitações

NULL
Versão para impressão
O Secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, anunciou esta terça-feira a criação de uma bolsa de arrendamento social a nível nacional. A bolsa vai disponibilizar duas mil habitações em cerca de 100 municípios, até ao final de 2012.

“Temos contactos e pré-adesão de todos os bancos para criação de uma bolsa de duas mil casas até ao final de 2012, envolvendo mais de 100 municípios de todo o país neste projeto”, disse Marco António Costa à Lusa.

O objetivo no arrendamento social é que os moradores usufruam de rendas de 20 a 30 por cento abaixo das rendas que se praticam no mercado livre.

Segundo o secretário de Estado, esta bolsa para além de “dar resposta a uma necessidade social”, será também “um contributo para a modernização social e económica do país”.

O secretário de estado acredita que com esta iniciativa serão também “recuperados prédios devolutos pela banca, o que é logo um fator de atividade económica”.

Torna-se necessário “encaminhar as pessoas para o arrendamento” porque neste momento o crédito habitação “caiu mais de 60 por cento e a compra é mais difícil”, destacou à Lusa Marco António Costa.
 
Projeto-piloto premiado

Este modelo de arrendamento social que vai ser alargado a nível nacional pelo Programa de Emergência Social foi criado pelo próprio Marco António Costa, enquanto vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia.

O projeto, que surgiu em 2010, tinha como objetivo beneficiar jovens e agregados carenciados do município no acesso ao mercado de arrendamento.

Pelo projeto-piloto, a autarquia vai receber o prémio SIL, com o galardão “Autarquias”.  A 3ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário realiza-se no SIL 2011 – Salão Imobiliário de Portugal que decorre até ao próximo domingo na FIL, no Parque das Nações.

“O prémio que a Câmara Municipal de Gaia vai receber é para mim uma satisfação. Também fico satisfeito por ver a concelho de Gaia a receber um prémio na sequência do meu trabalho”, referiu à Lusa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório