Ambiente

Arraiolos: Vila dos tapetes e vila dos LEDs

NULL
Versão para impressão
Arraiolos, a histórica vila no distrito de Évora, quer ser, para além da vila dos tapetes, a vila dos LED. Para garantir que isso aconteça, o município lançou um projeto de design de iluminação pública para o seu centro histórico, utilizando a luz LED nas zonas pedonais, viárias e espaços cénicos da vila.

O LED (Light Emitting Diode) ou, em português, diodo emissor de luz, permite a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Este sistema permite um consumo mais baixo de energia.

“Em todas as suas decisões, o município tenta ter em conta as questões ambientais. Preferimos o sistema LED ao sistema tradicional, pois permite uma clara poupança de energia, aliada ao aumento da eficiência energética”, explicou, em comunicado, o vereador Armando Oliveira, um dos principais
impulsionadores do projeto.

A câmara locar pretende ainda, numa segunda fase, levar os LED a novas
ruas, outros monumento e até às igrejas do centro histórico. “A iluminação pública vai permitir um maior conforto e segurança a todos os condutores e transeuntes”, explicou Armando Oliveira.

“Este projeto abrange duas importantes vertentes: mais luz e uma maior qualidade da luz. Procurámos trazer a luz de casa para o exterior, uma luz mais quente, mais acolhedora e com uma cor mais agradável. A tecnologia LED permite usufruir da riqueza arquitetónica da vila, bem como dos espaços verdes, mesmo durante a noite”, disse, citado pelo Jornal Construir,  Miguel Sampaio de Mattos, Diretor-geral da Schréder (uma das responsáveis pelos LED de Arraiolos).

Com esta iniciativa, a autarquia pretende que esta vila seja preservada e valorizada para melhorar as condições de vida dos habitantes do centro histórico. “Queremos uma placa que diga: Arraiolos, vila dos tapetes e vila dos LEDs”, explicou Jerónimo Correia dos Loios, presidente da câmara.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório