Cultura

Arquitetura: Quatro projetos lusos premiados nos EUA

A prestigiada plataforma norte-americana online Architizer A+ distinguiu quatro projectos portugueses, nesta que foi a 3ª edição desta entrega de pémios que se designa por A+Awards.
Versão para impressão
A prestigiada plataforma norte-americana online Architizer A+ distinguiu quatro projetos portugueses, na 3.ª edição dos A+Awards.

O concurso conta com mais de 90 categorias diferentes e um júri de 300 especialistas, entre eles nomes conceituados na área da arquitetura e na área do Design, como Sou Fujimoto, Rem Koolhaas, Steven Holl, entre muitos outros.

Os portugueses premiados destacaram-se em diferentes categorias. O Atelier de Tiago do Vale Arquitectos, em Braga, conquistou um primeiro prémio na categoria de Reabilitação, com um projeto designado Chalé das Três Esquinas. Este edifício é uma construção oitocentista e foi alvo de um projecto de reabilitação por parte do bracarense.
jardim.jpg Rui Vieira Oliveira e Vasco Manuel Fernandes venceram na categoria Residencial pelo projeto da Casa Taíde, em Póvoa de Lanhoso (foto ao lado).


Pedro Reis, na subcategoria de Instalações Educativas, foi distinguido pelo projeto da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço (foto abaixo). Por último, Jorge Mealha foi premiado pelo projeto Parque Tecnológico de Óbidos.


Seis portugueses entre os finalistas

Apesar de estes terem sido os quatro premiados, foram seis os portugueses que conseguiram chegar à final e que estavam entre os 250 finalistas do concurso.

O site de arquitetura Architizer A+ faz a divulgação de todos os projetos participantes, sendo que os vencedores não só escolhidos pelo júri mas também pelo público em geral. O júri faz uma primeira selecção, escolhendo cinco finalistas para cada categoria. Depois disso, os projetos ficam abertos a votação pública. 

“A votação é uma maneira de fazer com que a tua voz seja ouvida”, refere Olafur Eliasson, artista e membro do jurado. Durante as duas edições anteriores a esta, o concurso contou com cerca de 200.000 votos.

A entrega de prémios vai decorrer dia 14 de Maio em Nova York. Para além disso, os vencedores terão a oportunidade de poder ver os seus projetos reunidos num livro a cargo da editora britânica de artes e design, Phaidon.

Atualmente a plataforma online The Architizer tem cerca de 1 milhão de visitantes por mês e cerca de 150 mil utilizadores registados. Para além disso, está presente em todas as redes socais como Facebook, Instagram, Twitter ou Tumblr, com mais de 2 milhões de seguidores.

Notícia sugerida por António Resende e Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório