Sociedade

Arquitetura: Projetos lusos nomeados para prémio mundial

Há nove projetos de arquitetura portugueses entre os finalistas do concurso internacional "Building of the Year 2015" promovido pelo site especializado ArchDaily e que elege, anualmente, os melhores edifícios do mundo em diversas categorias.
Versão para impressão
Há nove projetos de arquitetura portugueses entre os finalistas do concurso internacional “Building of the Year 2015” promovido pelo site especializado ArchDaily e que elege, anualmente, os melhores edifícios do mundo em diversas categorias que vão das moradias às igrejas, passando pelos escritórios ou pelos centros de saúde.
 
À semelhança do que aconteceu o ano passado, cerca de 18.000 arquitetos e entusiastas de arquitetura avaliaram, durante uma semana, no ArchDaily, um conjunto de mais de 3.000 projetos submetidos a competição e escolheram cinco finalistas em cada categoria num total de 70 trabalhos nomeados.
 
“Os finalistas deste ano representam um grupo diverso de projetos, proveniente de todos os cantos do mundo e de ateliês de diferentes dimensões e com trajetórias distintas”, explica o ArchDaily, acrescentando que todos os edifícios finalistas “captam a capacidade da arquitetura de melhorar a vida das pessoas”.
 
Portugal está representado em diversas categorias, com um total de nove trabalhos assinados por portugueses – alguns realizados em território nacional, outros no estrangeiro – a integrar os 70 finalistas do concurso.
 
O projeto da “Sambade House”, uma casa situada em Penafiel do ateliê português Spaceworkers e da responsabilidade de um grupo de arquitetos liderado por Henrique Marques e Rui Dinis, está nomeado na categoria de “Casas”. 


A JA House, na Guarda, é a finalista portuguesa na categoria de Remodelação. © João Morgado

 
Na categoria de “Moradias” está nomeada a DM2 Housing, do ateliê nacional OODA e localizada no Porto. A categoria de “Hospitalidade” é a que tem mais finalistas portugueses: três. São eles o White Wolf Hotel, do ateliê AND RÉ, a Casa no Tempo (dos arquitetos Aires Mateus e João e Andreia Rodrigues), em Montemor-o-Novo, e o Ozadi Hotel, em Tavira, de Pedro Campos Costa.  

AInda em território nacional, estão também na corrida a JA House, na Guarda, de Filipe Pina e Maria Inês Costa e finalista na categoria de Remodelação, e o Centro de Artes Nadir Afonso/Louise Braverman, situado em Boticas e a concurso na categoria de Arquitetura Cultural.
 
De destacar, também, entre os nomeados a presença de dois projetos de portugueses efetuados no estrangeiro: o “The Building on The Water”, edifício desenhado para a China por Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira que é finalista na categoria de Escritórios, e o Fogo Natural Park Venue, em Cabo Verde, a concurso na categoria de Arquitetura Cultural e assinado pelo ateliê nacional OTO. 
 
A votação está a decorrer online e todos os leitores estão convidados a escolher os seus projetos preferidos até ao próximo dia 4 de Fevereiro, ficando automaticamente habilitados a ganhar dois iPads. O

Os ateliês vencedores receberão impressoras HPT520 Designjet T520 ePrinter (primeiro lugar) e HPT120 Designjet ePrinter (segundo e terceiro lugares). 

Quatro projetos portugueses premiados em 2014 

Recorde-se que, em 2014, como o Boas Notícias avançou à data, quatro edifícios portugueses conquistaram o prémio de “Building of the Year” atribuído pelo ArchDaily. 

Na categoria de Hotelaria, as honras foram para as casas na árvore desenhadas pela dupla Luís e Tiago Rebelo para o Parque das Pedras Salgadas, em Bornes de Aguiar. 
 
Já em Arquitetura Educativa, o projeto vencedor foi o da Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, desenhado pelo ateliê CVDB Arquitetos. Na categoria de Arquitetura de Saúde, as residências assistidas de Alcácer do Sal, pensadas pelos irmãos Aires Mateus, foram as vencedoras. 
 
O Chalet das Três Esquinas, transformado pelos escritórios Tiago do Vale Arquitetos, que venceu, o ano passado, na categoria de restauro e requalificação. 

Clique AQUI para conhecer todos os projetos nomeados e votar no seu favorito. 


Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório