Negócios e Empreendorismo

Arquitetura: Projeto luso finalista de prémio mundial

O projeto Plataforma das Artes, desenvolvido em Guimarães pelo gabinete portuense Pitágoras, está entre os 25 finalistas do concurso de arquitetura da revista e portal alemão Detail.
Versão para impressão
O projeto Plataforma das Artes, desenvolvido em Guimarães pelo gabinete portuense Pitágoras, está entre os 25 finalistas do concurso de arquitetura da revista e portal alemão Detail. O trabalho português foi escolhido entre 598 candidaturas de arquitetos de 50 países. 
 
A Plataforma das Artes e Criatividade, inaugurada a 24 de Junho deste ano, é um complexo que integra o edifício do antigo Mercado Municipal e um novo e imponente edifício de superfícies vidradas e de cobre com 11 mil metros quadrados.
 
O complexo, desenvolvido pelos arquitetos da Pitágoras Fernando Seara Sá, Raul Roque Figueiredo, Alexandre Coelho Lima e Manuel Luís Vilhena Roque, alberga o Centro Internacional das Artes José de Guimarães e teve um custo que rondou os 17 milhões e 600 mil euros. 
 
O projeto foi, agora, selecionado pelo corpo redatorial da Detail para o restrito grupo de finalistas do concurso promovido pela revista alemã, que já conta com mais de cinco décadas de existência. Os vencedores serão escolhidos por um júri internacional, do qual fazem parte nomes célebres da arquitetura moderna como Norman Foster, David Chipperfield e Richard Meier. 
 
Em paralelo, está a decorrer na internet um concurso aberto ao público que, até dia 20 de Setembro, escolherá o vencedor para o Detail Reader Prize, permitindo aos leitores da publicação eleger o seu projeto favorito. 
 
De acordo com declarações de António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, à agência Lusa, aquando da inauguração do complexo, este “preserva o passado, demonstrando aquilo que fez a matriz de Guimarães, com aquilo que tem de ser o presente e, sobretudo, o futuro”. 
 
Para o autarca, este ícone de Guimarães 2012, que, assim, vê a sua qualidade reconhecida, “simboliza o que a cidade foi, aquilo que é aquilo que quer ser”. 
 
Clique AQUI para aceder ao site da votação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório