Sociedade

Arquitetura: Portugueses em concurso mundial

Três gabinetes portugueses de arquitetura estão nomeados para o World Architecture Festival (WAF), considerado o maior concurso de arquitetura do mundo. O evento realiza-se em novembro, na cidade de Barcelona, Espanha.
Versão para impressão
[Foto: © Manuel Ventura & Associados]

Três gabinetes portugueses de arquitetura estão nomeados para o World Architecture Festival (WAF), considerado o maior concurso de arquitetura do mundo. O evento realiza-se em novembro, na cidade de Barcelona, Espanha.

Os gabinetes Manuel Ventura & Associados, Promontório Arquitectos e Lema Barros + Castelo Branco Arquitectos figuram na lista dos nomeados conhecida esta sexta-feira e que inclui participantes de mais de 80 países.

O concurso abrange 27 categorias, num modelo semelhante aos “Óscares” do cinema, sendo numa primeira fase selecionados, de entre os milhares de concorrentes, os melhores projetos e edifícios por cada categoria. Os nomeados serão depois sujeitos a uma eleição para escolher o vencedor da respetiva categoria e, posteriormente, eleger o melhor edifício e o melhor projeto do ano.

O gabinete Manuel Ventura & Associados mereceu nomeações em duas categorias: “Edifícios de Saúde”, com o já construído Hospital CufPorto [na foto], e “Comércio e Serviços”, com o Edifício Dynamic, em Braga, onde se localizará uma grande superfície comercial.

Na categoria “Shopping”, o gabinete Promontório foi nomeado pelo Shopping Vivaci, na Guarda, competindo com projetos de Espanha, Singapura, China, Bélgica, França, Japão Turquia e Áustria.

Por outro lado, o gabinete Lema Barros + Castelo Branco Arquitectos está nomeado com o projeto “Monumento Centro Museológico Linhas de Torres”, ainda sem construção prevista, na categoria “Projetos Futuros/Cultura”.

O painel do júri internacional de 64 elementos é composto por arquitetos e críticos de arquitetura, reconhecidos internacionalmente. O World Architecture Festival decorre entre os dias 3 e 5 de novembro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório