Portugal Excelência

Arquitetura: Porto de Leixões vence prémio mundial

Selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países, o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser distinguido com mais um prémio internacional, desta feita da ?AZAwards?, prestigiada competição canadiana.
Versão para impressão
Selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países, o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser distinguido com mais um prémio internacional, desta feita da ‘AZAwards’, prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e do design contemporâneo.
 
De acordo com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), este prémio vem reafirmar a excelência do novo Terminal, reforçando a sua notoriedade junto das maiores companhias internacionais de cruzeiros que têm vindo, de forma crescente, a considerar Leixões como paragem obrigatória, trazendo, dessa forma, cada vez mais visitantes para o destino Porto e Norte.
 
Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, Leixões integrou a lista de finalistas do júri para a categoria de ‘Arquitetura – Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1.000 m2’, foi o favorito do público na votação que decorreu online e acabou mesmo por arrebatar o galardão internacional.
 
Recorde-se que, na mesma categoria, o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões estava a concorrer com quatro fortes adversários – o ‘Harbin Opera House’, na China; o ‘The Waterhouse at South Bund’, em Xangai; bem como o ‘Vegas Atlas Congress Center’ e o edifício ‘Stanford Central Energy facility’, ambos nos EUA.
 
Os vencedores da competição ‘AZ Awards 2016’ foram conhecidos a 17 de junho, numa gala que decorreu no reputado Evergreen Brick Works, em Toronto, e onde o autor do projeto de Leixões esteve presente. 
 
Construído a 700 metros da costa e inaugurado há menos de um ano, o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões continua, assim, a somar o reconhecimento internacional, tendo recolhido, ainda em 2015, o título de ‘Melhor Porto do Ano’, pela Seatrade Awards 2015, a par do Porto de São Francisco, nos EUA, e o Porto de Amesterdão.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório