Negócios e Empreendorismo

Arquitetura: Portal mundial destaca casa portuguesa

O site internacional de arquitetura ArchDaily publicou no passado domingo um artigo dedicado à UHouse, casa sustentável do surfista português José Gregório, localizada na Ericeira.
Versão para impressão
O site internacional de arquitetura ArchDaily publicou no passado domingo um artigo dedicado à UHouse, casa sustentável do surfista português José Gregório, localizada na Ericeira. Ao longo da peça são destacadas as características sustentáveis da construção, aliadas ao design contemporâneo.

Ocupando uma área de 300 metros quadrados, o edifício localiza-se no meio de densa vegetação, na região da Ericeira, refere o artigo do ArchDaily, portal de arquitetura considerado o mais visitado em todo o mundo.

A construção, da autoria do arquiteto Jorge Graça Costa pretendia encontrar soluções arquiteturais ecológicas, sem que, para isso, a estética fosse deixada de parte. Uma das principais preocupações foi projetar um edifício capaz de se proteger dos ventos fortes que, habitualmente, invadem aquela localidade portuguesa.

A inspiração, pode ler-se na peça, provém “das antigas casas mediterrânicas com pátios”, sendo a UHouse uma reinterpretação daquele estilo arquitetónico em formato da letra ‘U’, o que explica o nome com que foi batizada.  

Muitas janelas, piso de cortiça e água aquecida a energia solar

A construção caracteriza-se, portanto, por três núcleos principais, interligados, deixando um espaço aberto para o pátio “de onde não se ignora a fabulosa vista para o oeste”.  

Entre os vários recursos sustentáveis destacam-se as amplas e numerosas janelas à volta de toda a casa, um detalhe que permite a constante entrada de luz natural e o controlo da temperatura interior sem a necessidade de se recorrer a aparelhos elétricos. 

O piso, feito em cortiça devido às suas capacidade de isolamento, é aquecido por painéis solares, tal como acontece com a água da UHouse. A peça do ArchDaily salienta, ainda, o tratamento da água da piscina sem recurso a produtos químicos e o aproveitamento das águas pluviais para funções de irrigação como medidas ecológicas de excelência.

“O conforto extremo e a poupança elevada no consumo de água e energia” conferem a esta casa de tamanho modesto um “caráter habitável”. Em conclusão, o ArchDali aponta a UHouse como um exemplo bem-sucedido de simbiose entre design, funcionalidade e sustentabilidade.

Clique AQUI para aceder ao artigo do ArchDaily (em inglês).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório