Cultura

Arquitetura: Óscar Niemeyer virá a Portugal

O arquiteto brasileiro Óscar Niemeyer, de 102 anos, espera ver aprovado o único projeto que concebeu para Portugal continental no início dos anos 90 - a sede da Fundação Luso-Brasileira. Para isso fez saber que está disponível para se deslocar ao nos
Versão para impressão
O arquiteto brasileiro Óscar Niemeyer, de 102 anos, espera ver aprovado o único projeto que concebeu para Portugal continental no início dos anos 90 – a sede da Fundação Luso-Brasileira. Para isso fez saber que está disponível para se deslocar ao nosso país para falar com as autoridades locais de forma a fazer avançar o projeto.

De acordo com a Lusa, Niemeyer tenciona ir a Espanha em breve para a inauguração do Centro Cultural Avilés, nas Astúrias, e admite depois seguir para Lisboa. A intenção foi revelada em conversa com Carlos Fino, conselheiro de imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília, quando este se deslocou ao atelier do arquiteto no Rio de Janeiro.

O projeto de Niemeyer para a Fundação prevê um edifício-sede, um anfiteatro em forma de cilindro, uma zona comercial, espaços para exposições e uma biblioteca, além de um instituto para formação de quadros dos países lusófonos localizado no palácio já situado na área e que seria restaurado.

O projeto será localizado na Quinta dos Alfinetes com uma área de 16 mil metros quadrados em Chelas.

Em dezembro passado o presidente da Câmara de Lisboa afirmou ao jornal Público que pretende dar seguimento ao projeto e estava apenas “à procura de entidades, nacionais e brasileiras, com quem possa estabelecer uma parceria”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório