Cultura

Arquitetura: Atelier português premiado em Itália

NULL
Versão para impressão
No passado dia 29 de Novembro foram anunciados os resultados do “Premio di Architettura F. L. Catel” na sede da Ordem dos Arquitetos de Roma. Além de ter sido a única equipa sediada fora de Itália a ser selecionada para a 2ª fase do concurso, o atelier português Ateliermob obteve o 2º lugar deste prémio internacional dirigido a arquitetos com menos de 35 anos.

A competição procurava ideias para o quarteirão de Esquilino, onde se localiza o mais importante nó de transportes públicos de Roma (Termini) e locais de culto como Sta. Maria Maggiore ou S. Giovanni in Laterano. Este segundo lugar traduz num prémio monetário de cinco mil euros.

Em comunicado, o Ateliermob explica que o seu projeto partiu de uma “reflexão sobre como as cidades históricas ao longo do tempo têm vindo a ser construídas por camadas que se vão sobrepondo”. “Em Roma pode-se constatar que a primeira preocupação da civilização emergente era alterar ou esmagar a antecedente”, lê-se no texto divulgado pelo atelier.

Desta reflexão resultou a proposta do atelier português que, segundo o comunicado, “se pretende provocadora” partindo “de um edifício que condensa as diferentes necessidades do bairro de Esquilino estabelecendo um edifício-ponte sobre as inúmeras linhas férreas que obstaculizam o fruir da cidade”.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença do presidente da Ordem dos Arquitectos de Roma, do presidente da Fondazione Catel e do vereador do urbanismo da cidade de Roma.

Clique AQUI para visitar o site do AtelierMob.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório