Cultura

Arquitetura: 4 projetos lusos eleitos os melhores do ano

Já são conhecidos os vencedores do prémio internacional 'Building of the Year 2014', promovido pela prestigiada plataforma de informação especializada na área de arquitetura Archdaily. Portugal conta com quatro projetos distinguidos, entre um total d
Versão para impressão
Já são conhecidos os vencedores do prémio internacional 'Building of the Year 2014', promovido pela prestigiada plataforma de informação especializada na área de arquitetura Archdaily. Portugal conta com quatro projetos distinguidos, entre um total de 70 finalistas a concurso.
 
No fim da votação, aberta ao público até esta quinta-feira, os utilizadores daquele que é o mais visitado site de arquitetura do mundo elegeram quatro projetos lusos para integrar o 'best of 2014'. Na categoria de hotelaria, as honras foram para as casas na árvore desenhadas pela dupla Luís e Tiago Rebelo para o Parque das Pedras Salgadas, em Bornes de Aguiar. 
 

Já em Arquitetura Educativa, o projeto vencedor foi o da Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, desenhado pelo ateliê CVDB Arquitetos, enquanto que, ca categoria de Arquitetura de Saúde, as residências assistidas de Alcácer do Sal, pensadas pelos irmãos Aires Mateus foram aquelas que reuniram mais votos. 

Destaque ainda para o Chalet das Três Esquinas, transformado pelos escritórios Tiago do Vale Arquitetos, que venceu na categoria de restauro e requalificação. 
 
Entre os 70 nomeados para a final do concurso 'ArchDaily Building of the Year 2014', onze eram portugueses, incluindo o quartel de bombeiros de Santo Tirso, projetado por Álvaro Siza Vieira, a Escola Básica de Sever de Vouga, do atelier Pedro Domingos Arquitetos, a Casa de Hóspedes De Lemos, da Carvalho Araújo – Arquitetura & Design, a Casa das Artes de Miranda do Corvo, do atelier Future Architecture Thinking, as casas para a Banda do Bom Sucesso em Óbidos, de Inês Lobo, e o pavilhão desportivo N10-Eiras, do atelier Comoco.


No fim, apenas quatro foram eleitos vencedores nas 14 categorias do prémio. Os 'ArchDaily Building of the Year' são eleitos a partir de uma lista disponível pelo portal, com todos os projetos destacados ao longo do ano anterior. Cabe, depois, à comunidade de 60.000 arquitetos e visitantes registados no site, votar bos melhores em cada categoria. 
 
“Este grupo de vencedores é único em diferentes aspetos: nas suas qualidades espaciais e materiais sim, mas também em termos daquilo que representam para as comunidades locais a quem prestam serviço”, lê-se no site ArchDaily. “Cada um dos projetos vêm responder, à sua maneira, a desafios de cariz social, ambiental e económico. E é essa a nossa principal missão”.
 
Em 2013, Portugal contou com dez projetos na final do concurso, dos quais apenas um foi eleito vencedor: o Pedras Salgadas Eco Resort, da dupla Diogo Aguiar e Luís Rebelo de Andrade.

Conheça a lista completa de vencedores da última edição do 'ArchDaily Building of the Year' AQUI.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub