Cultura

Arquiteto português ganha medalha internacional

O arquiteto português Paulo David foi, este mês, galardoado com a Medalha Alvar Aalto 2012, prémio internacional atribuído desde 1967.
Versão para impressão
O arquiteto português Paulo David foi, este mês, galardoado com a Medalha Alvar Aalto 2012. Trata-se de um prémio internacional que distingue um arquiteto ou escritório de arquitetura em virtude de um contributo significativo para esta área.
 
O vencedor foi revelado na World Design Capital Gala, que decorreu na Finlândia, país natal de Hugo Alvar Aalto, arquiteto considerado um exemplo a nível mundial e que dá nome ao prémio em questão. 
 
No site da Fundação Alvar Aalto, responsável pela entrega do galardão, pode ler-se que Paulo David “cria uma arquitetura que respeita as condições locais da sua ilha natal, a Madeira” e que é, simultaneamente “intemporal” e capaz de criar “uma nova imagem das paisagens centenárias” do arquipélago. 
 
Além disso, segundo o júri, a obra deste madeirense “forma uma síntese convincente da arquitetura contemporânea e tradicional”, o que justificou a vitória. Embora, no entender da organização, os seus trabalhos sejam “enraízados localmente são, ao mesmo tempo, universais”, demonstrando uma busca constante por uma arquitetura autêntica que se funda com a envolvente.
 
Esta foi a 11ª vez que a medalha foi entregue sendo que a primeira foi atribuída ao próprio Alvar Aalto, em 1967. Trata-se de uma medalha de bronze criada pelo arquiteto finlandês e com um formato baseado na ideia de um anfiteatro, muito recorrente nos seus trabalhos.
 
Com esta distinção, Paulo David junta-se a Álvaro Siza Vieira, o único português que se encontrava na lista de premiados pela Fundação Alvar Aalto até à data após ter sido galardoado em 1988. 

[Notícia sugerida por Rita Correia, Vítor Fernandes, Graça Ferreira Faria e Oscar Solano Faria]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório