Ciência

Arqueólogos encontram pérola mais antiga do mundo

Foi descoberta a pérola fina mais antiga da história da Humanidade. O achado tem 7.500 anos e foi feito por uma equipa de arqueólogos franceses em ruínas neolíticas dos Emirados Árabes Unidos.
Versão para impressão
Foi descoberta a pérola fina mais antiga da história da Humanidade. O achado tem 7.500 anos e foi feito por uma equipa de arqueólogos franceses em ruínas neolíticas dos Emirados Árabes Unidos, anunciou o Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês.
 
De acordo com comunicado do CNRS, até à data, os especialistas acreditavam que a pérola mais antiga datava de há 3.000 anos atrás, procedendo de uma civilização pré-histórica no Japão. Porém, “a pérola que acaba de ser descoberta no litoral de Umm al Quwain data, segundo o método do carbono, de 5.500 anos antes da nossa era”.
 
Segundo aquela entidade, “trata-se da pérola arqueológica mais antiga conhecida atualmente na Arábia e também no mundo”. Para os especialistas, a descoberta demonstra a importância que as pérolas tinham “nas sociedades antigas do Golfo Pérsico e do norte do oceano Índico, ao ponto de serem um elemento principal da sua identidade cultural”.
 
Os investigadores do CNRS adiantam que estas eram também relevantes nos ritos funerários das antigas sociedades, sendo depositadas nas sepulturas.

Clique AQUI para aceder ao comunicado que dá conta da descoberta (em francês).


[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório