Mundo

Arqueólogos descobrem novo Stonehenge

Uma equipa de arqueólogos descobriu um segundo monumento cerimonial perto de Stonehenge. A descoberta foi classificada como uma das mais excitantes dos últimos anos neste local.
Versão para impressão
Uma equipa de arqueólogos descobriu um segundo monumento cerimonial perto de Stonehenge. A descoberta foi classificada como uma das mais excitantes dos últimos anos neste local.

“Esta descoberta é notável. Muda completamente nossa concepção do sítio de Stonehenge”, esclarece o professor Vince Gaffney, da Universidade de Birmingham.

“Não localizávamos um grande local de cerimónias há pelo menos 50 anos no sítio de Stonehenge. Por isso, pensávamos que era cercado apenas de vazio”, afirmou.

O novo monumento é contemporâneo de Stonehenge e terá sido erguido há cerca de 4.500 anos. Parece alinhado na direção do nascer do sol durante o solstício de verão.

Trata-se de um fosso circular com duas entradas opostas nordeste/sudoeste que pode ter apoiado uma estrutura de madeira: pequena, uma espécie de Stonehenge de madeira, e não de pedra.

A descoberta surgiu no âmbito do projeto de mapeamento da paisagem local à volta de Stonehenge dirigido pela Universidade de Birmingham e do Instituto Ludwig Boltzmann (Áustria).

Os investigadores identificaram dezenas de buracos com cerca de um metro de profundidade cobertos com terra que teriam sido demarcados com postes de madeira.

Um dos investigadores britânicos disse à BBC que estava “certo” que seriam feitas descobertas no local uma vez que 90% da área em volta de Stonehenge é “terra incógnita”, ou seja, área inexplorada.

“Presumia-se que a área fosse apenas um campo vazio, agora temos um monumento cerimonial enorme a olhar para Stonhenge”, sublinhou Vince Gaffney.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório