Mundo

Argentinos reencontram pai desaparecido há 12 anos

Guillermo Gómez não via a família há 12 anos, mas um vídeo divulgado no YouTube ajudou-o a reencontrar os três filhos - Fernando, Laura e Victoria - que já o julgavam morto. O homem vivia, afinal, nas ruas de Buenos Aires, de onde saiu graças à ajuda
Versão para impressão
Guillermo Gómez não via a família há 12 anos, mas um vídeo divulgado no YouTube ajudou-o a reencontrar os três filhos – Fernando, Laura e Victoria – que já o julgavam morto. O homem vivia, afinal, nas ruas de Buenos Aires, de onde saiu graças à ajuda de dois jovens.

Germán Barbato, de 25 anos, e Federido Sordo, de 27, são os coordenadores de um projeto de incentivo à leitura, muito semelhante com o book crossing. Um dia, encontraram Guilhermo a conversar sobre livros com uma mulher na praça de Palermo, na capital argentina, e quiseram ajudá-lo a sair da rua.

“Estávamos admirados com a sua determinação em ler mais e em conseguir um trabalho. Ele dormia na praça, mas acordava cedo para vender café, como vendedor ambulante”, contou Barbato à BBC Brasil.

Mais tarde, os jovens criaram o site “Una Mano para Guille” (“Uma ajuda para Guille”) e aí publicaram um vídeo onde o sem-abrigo desabafa: “Às vezes, a melhor ajuda que as pessoas nos podem dar [na rua] não são coisas materiais, mas uma conversa”.

O vídeo passou do YouTube para a televisão, onde Victoria, a filha mais velha de Guillermo, o reconheceu. Depois de enviar um e-mail aos coordenadores do programa televisivo, finalmente reencontrou o pai no Hospital Fernández, em Buenos Aires, onde aquele estava internado devido a complicações de saúde.

Guillermo vive hoje com a filha, o genro, e a neta, Candela, e agora trabalha como taxista. “A história de Guillermo mostra que qualquer um pode ajudar ao próximo. Não éramos profissionais da área social e não tínhamos muito dinheiro. Mas a história tem um final feliz que também nos surpreendeu”, afirmou Germán Barbato.

[Notícia sugerida pela utilizadora Catarina Semblano]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub