Desporto

Arbitragem: Novo cartão branco premeia “fair play”

A Associação de Futebol de Setúbal (AF Setúbal) vai instituir, pela primeira vez, a nível nacional, a utilização de um cartão de arbitragem branco destinado a premiar o "fair play" e a promover um jogo justo e condutas eticamente corretas.
Versão para impressão
A Associação de Futebol de Setúbal (AF Setúbal) vai instituir, pela primeira vez, a nível nacional, a utilização de um cartão de arbitragem branco destinado a premiar o “fair play”. O cartão vai ser lançado nas fases finais de seis campeonatos distritais da associação nos escalões de benjamins e infantis.
 
O projeto-piloto do Cartão Branco/Fair Play e os prémios Fair Play vão ser inaugurados no próximo mês de Março, com o cartão a ser aplicado nos jogos das fases finais dos campeonatos distritais dos escalões mais jovens de futebol de sete e futsal, explica, em comunicado, a AF Setúbal.
 
De acordo com o organismo, “este cartão pedagógico, que visa enaltecer condutas eticamente corretas, será mostrado pelos árbitros aos atletas, dirigentes e demais agentes desportivos, bem como aos espetadores” no decurso das partidas.
 
Além disso, o cartão vai ser também testado, durante este ano, pelas Federações de Patinagem e de Andebol em torneios juvenis, acrescenta a AF Setúbal. 
 
A expressão “fair play” (do inglês “jogo limpo”) nasceu em 1896, no decorrer dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.

À data, o Barão de Coubertin, organizador das Olimpíadas, idealizou esta filosofia ao proferir uma frase icónica: “Não pode haver jogo sem 'fairplay'. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”.
 

Atualmente, o conceito de 'fair play' está vinculado à ética no meio desportivo e é adotado nos mais variados desportos, incentivando os atletas a jogar de maneira justa e sem prejudicar o adversário de forma propositada ou desleal.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório