Espetáculos e Exposições

Aquário Vasco da Gama celebra 113º aniversário

NULL
Versão para impressão

O mais antigo Aquário de Lisboa, o Vasco da Gama, celebra esta sexta-feira o seu 113º aniversário. Assinalando a data, as entradas são gratuitas para todos os visitantes. Nesta data celebra-se também o Dia da marinha, entidade que tutela o Aquário desde 1901.

Além da visita tradicional ao espaço de museu e aos animais, no dia do aniversário, às 11h30 e às 15h30 pode-se acompanhar e participar na alimentação das focas presentes no aquário.

O Aquário Vasco da Gama possui o seu próprio espólio: a Coleção Oceanográfica do Rei D. Carlos que tem vindo a ser permanentemente aumentada e enriquecida em espécies, especialmente no que respeita a peixes marinhos da fauna indígena e tropical, aves, mamíferos marinhos e espécimes malacológicos.

Este Aquário foi inaugurado em 1898 numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.

Na altura, o Rei D. Carlos, principal impulsionador da edificação do Aquário, realizou uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.

A construção do edifício teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.

Mantendo a sua estrutura original, o edifício está dividido em duas partes distintas: uma onde funcionam os serviços de investigação e a outra destinada à exposição ao público. O espaço museológico distribui-se por cinco salas de exposição, nas quais estão dispostas as várias coleções.
 
[Notícia sugerida por Maria Sousa]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório