Cultura

Aprovados oito novos monumentos nacionais

Portugal conta a partir desta semana com mais oito novos monumentos nacionais que foram aprovados em Conselho de Ministros que teve em conta o "excecional interesse nacional" dos locais em questão.
Versão para impressão
Portugal conta a partir desta semana com mais oito novos monumentos nacionais que foram aprovados em Conselho de Ministros que teve em conta o “excecional interesse nacional” dos locais em questão.

Em comunicado, o governo justifica as escolhas pelo “valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados, aliado aos critérios de autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade”.

Foram assim classificados como monumentos nacionais:

– A Casa do Passal, a conhecida residência do ex-cônsul em Bordéus Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no distrito de Viseu.

– Concheiros de Muge, em Salvaterra de Magos;

– Igreja do Carmo;

– Terreiro da Batalha do Ameixial, em Estremoz, onde em 1663 teve lugar a batalha do Ameixial entre D. Sancho Manuel, Conde de Vila Flor, e D. João de Áustria à frente das tropas castelhanas;

– Antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo incluindo a cerca;

– Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga no Século XVIII, designado por Sete Fontes;

– Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, instalada num edifício que foi uma das primeiras obras do arquiteto Álvaro Siza Vieira;

– Piscinas de Marés de Leça da Palmeira

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub