Ambiente Em Destaque

Aprenda a poupar energia

Recomendações para uma melhor gestão energética
Versão para impressão
por redação

Preocupados com a agilização dos orçamentos familiares, a Atlantic, marca de soluções de conforto térmico para água quente sanitária e aquecimento, juntamente com o Boas Notícias, apresenta-lhe algumas dicas simples para as famílias pouparem mais energia, e consequentemente mais dinheiro, através de uma melhor gestão do lar. Tudo é conseguido com pequenos gestos que podemos praticar no dia-a-dia, mas que podem representar uma importante poupança energética nas nossas casas.

1- Não abrir as janelas por mais de quinze minutos para arejar a casa: A abertura de janelas por mais tempo afetará significativamente a climatização da casa, fazendo assim com que tenha de recomeçar a mesma, o que é sempre mais dispendioso.

2- Desligar os eletrodomésticos por completo em vez de os deixar em standby: Este é um ponto em que várias famílias pecam, deixando os equipamentos em standby, o que vai consumindo energia. Caso não queira desligar os mesmos das fichas, há sempre a possibilidade de comprar tomadas com interruptor central, que acabam por se tornar mais cómodas.

3- Aproveitar a luz natural ao máximo: um fator importante  quer ao nível da iluminação da casa, como principalmente da climatização da mesma. Deixe o sol entrar!

4- Contar com um bom isolamento para manter a temperatura adequada na casa: à semelhança da abertura das janelas, um mau isolamento também dificultará a climatização da casa, obrigando sempre a reajustes desnecessários e dispendiosos. Invista neste campo num aconselhamento profissional, que acabará por compensar a longo prazo.

5- Utilizar bombas de calor de baixo consumo para poupar na fatura da luz: Este é um fator crucial. Na compra de uma bomba de calor, verifique sempre o consumo da mesma. Além disso, certifique-se que é a correta para a dimensão da habitação.

6- Uso correto dos sistemas de energia que temos em nossas casas, como o sistema de aquecimento ou o ar condicionado. Manter como máximo uma temperatura de 20°C durante o dia e de 18ºC durante a noite. Além disso, para alcançar os melhores resultados, é essencial ter termóstatos que nos ajudem a regular a temperatura.

7- Uma boa gestão da água quente pode também representar uma grande poupança, pois 1ºC a menos representa entre -5 a -7% do consumo de energia. Assim é aconselhada a utilização de aparelhos eficientes, como termoacumuladores elétricos ou bombas de calor para água quente sanitária, para adaptar o nível de água quente ao ritmo de vida do consumidor ou para saber qual a quantidade de água disponível em tempo real.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório