Inovação e Tecnologia

App permite “emprestar” os seus olhos aos invisuais

Chama-se "Be My Eyes" ("Seja os meus olhos", em português) e é uma aplicação móvel que tem como objetivo facilitar a vida dos invisuais. Criada na Dinamarca, esta nova "app" conecta os utilizadores cegos a voluntários que veem e que podem ajudá-los.
Versão para impressão
Chama-se “Be My Eyes” (“Seja os meus olhos”, em português) e é uma aplicação móvel que tem como objetivo facilitar a vida dos invisuais. Criada na Dinamarca, esta nova “app” conecta os utilizadores cegos a voluntários que veem e que podem ajudá-los a cumprir tarefas simples que, de outra forma, seriam muito mais difíceis.
 
Escolher entre uma lata de feijão ou de grão nas prateleiras do supermercado ou confirmar a data de validade de um pacote de leite são gestos que levam pouco mais do que alguns segundos para quem vê, mas para um invisual podem transformar-se em desafios diários.
 
É aqui que entra a “Be My Eyes”, uma ideia desenvolvida pelo dinamarquês Hans Jorgen Wiberg, também ele com limitações ao nível da visão e que se lembrou do conceito durante um evento para 'startups' em 2012. 
 
“Através de uma vídeochamada, esta 'app' dá às pessoas cegas a oportunidade de pedir ajuda a um voluntário que vê para realizar tarefas que exijam uma visão normal”, explica o site oficial da aplicação.

Veja o vídeo promocional que ilustra o funcionamento da aplicação
 

Por intermédio do 'smartphone', os voluntários “emprestam” os seus olhos, “vendo e descrevendo o que a pessoa invisual lhes está a mostrar através da câmara. Desta forma, e trabalhando em conjunto, conseguem facilmente resolver o problema”. 
 
“A minha esperança é que, com a entreajuda da comunidade online, a 'Be My Eyes' venha a fazer uma grande diferença no quotidiano das pessoas cegas um pouco por todo o mundo”, afirma Hans Jorgen Wiberg.
 
Para já, a aplicação está apenas disponível para iOS, fazendo uso de uma ferramenta – o VoiceOver – dos iPhones que permite a pessoas totalmente cegas utilizar o equipamento. No entanto, deverá ser, em breve, disponibilizada para 'smartphones' Android.
 
Quem quiser tornar-se voluntário(a) da “Be My Eyes” tem apenas de fazer o download desta 'app' gratuita através da loja de aplicações da Apple e juntar-se à comunidade. Os fundadores convidam também os utilizadores que tiverem disponibilidade a ajudar a 'startup' a traduzir a aplicação para outras línguas.

Clique AQUI para fazer o download da 'app' para iOS. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório