i9magazine

App “+Acesso para Todos” para Associação Salvador

Versão para impressão

A DigitalWorks foi a empresa responsável pelo desenvolvimento na íntegra da app +Acesso para Todos” em todas as suas vertentes – Design, Desenvolvimento, integração e lançamento nas Stores – num projeto que levou cerca de 6 meses e foi desenvolvido em regime pro bono, no âmbito da responsabilidade social da empresa. A aplicação já se encontra disponível nas Stores – Apple e Google Play.

A app “+Acesso para Todos” pretende ajudar a denunciar todos os espaços – públicos e privados – que não cumprem a atual lei das acessibilidades, desde Serviços Públicos, Museus, Monumentos, Restaurantes, Edifícios Empresariais, entre outros.

A aplicação funciona como um trip advisor para a Acessibilidade e permite avaliar cada um dos espaços, tal como é possível avaliar um restaurante noutras aplicações, em relação a este tema e em diferentes parâmetros. Está também ligada às redes sociais e ao próprio trip advisor o que permite “unir” essas duas avaliações, ou seja, permite avaliar a acessibilidade do espaço através da app “+Acesso para todos” e publicar essa avaliação também no trip advisor e nas redes sociais.

A app está também ligada às entidades fiscalizadoras competentes, garantindo que toda e qualquer avaliação negativa, ou seja, cada espaço que é identificado como não cumpridor das regras de acessibilidade, seja encaminhada para essas mesmas entidades fiscalizadoras.

Por outro lado, a aplicação terá também o efeito positivo de destacar os locais mais acessíveis, servindo ao mesmo tempo como um importante apoio para os portadores de deficiência motora que assim saberão o que esperar e encontrar.

Ricardo Rocha, Commercial Director da DigitalWorks conclui que “na DigitalWorks sempre fomos muito sensíveis ao tema da Acessibilidade e das dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência motora enfrentam no seu dia-a-dia, muito por ‘culpa’ de um dos nossos Fundadores se deslocar em cadeira de rodas. Todos, na DigitalWorks, convivemos durante alguns anos com essas dificuldades, quando nos deslocávamos a um local sem estacionamento para deficientes ou com o lugar ocupado indevidamente, quando marcávamos uma reunião com um cliente e chegados ao local da reunião verificávamos que o edifício/escritório era inacessível ou até quando marcámos um almoço de trabalho importante com potenciais clientes internacionais e chegados ao Restaurante (bastante conhecido, por sinal) não nos foi possível entrar porque o mesmo não estava preparado para pessoas com cadeira de rodas…Por isso, quando a Associação Salvador nos apresentou a ideia de desenvolver esta App, o nosso envolvimento e disponibilidade foi imediato!”.

A aplicação “+Acesso para Todos” é uma das 13 iniciativas do Portugal Mais Acessivel, o projeto vencedor do Prémio Solidário criado pela SIC Esperança, e foi apresentada esta semana em sessão pública com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

O conteúdo App “+Acesso para Todos” para Associação Salvador aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub