Inovação e Tecnologia

Aplicação vai permitir localizar carro no estacionamento

Em breve, a vida dos condutores poderá ser facilitada com uma aplicação de smartphone que ajuda a encontrar o carro no meio de um parque de estacionamento. O programa da Apple vai utilizar a tecnologia Bluetooth para criar um sistema de comunicação e
Versão para impressão
Em breve, a vida dos condutores poderá ser facilitada com uma aplicação de smartphone que ajuda a encontrar o carro no meio de um parque de estacionamento. O programa proposto pela norte-americana Apple pretende utilizar a tecnologia Bluetooth para criar um sistema de comunicação entre o telemóvel e o automóvel, indicando a sua localização.

Para além de ajudar a evitar que se perca o carro de vista, a aplicação – que está ainda em fase de patente – vai permitir obter informações sobre o serviço de estacionamento e desempenhar ações à distância, como trancar as portas, fechar as janelas e ligar o próprio automóvel.

O “Método para Localizar um Veículo” consiste num sistema de comunicação entre o carro e o smartphone, conectados por Bluetooth. Para que este programa funcione é necessária a existência de um servidor alojado no parque de estacionamento.

Assim que o carro entra no estacionamento é enviada a informação sobre a sua localização que ficará armazenada no sistema central. Quando o condutor voltar ao parque, a aplicação comunica com o sistema de localização central e remete a informação para o smartphone. No ecrã do telemóvel surge um trajeto que vai guiar o utilizador até ao local pretendido.

Segundo o site oficial da Apple Insider, a aplicação faz parte de um conjunto de duas patentes apresentadas no passado dia 25 de Abril, à U.S. Patent and Trademark Office. Para além do Bluetooth, a empresa norte-americana considera a hipótese de utilizar tecnologias Wi-Fi, GPS e ainda um sistema de videovigilância para melhorar a comunicação.
 

As propostas “Método para Localizar um Veículo” e “Aceder a um veículo através de dispositivos portáteis” operam em conjunto para fazer resultar este sistema de comunicação à distância.

Para facilitar a segurança deste sistema, a Apple pretende incorporar funcionalidades como a utilização da aplicação durante apenas um período específico do dia, o envio das informações para mais do que um telemóvel e a incorporação de uma palavra-passe de acesso.

Clique AQUI para consultar a proposta das patentes da Apple (em inglês).

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub