Inovação e Tecnologia

Aplicação mostra 174 praias portuguesas ‘em direto’

A aplicação "Praia em Direto", lançada em Agosto de 2011, chega, agora, com uma nova versão que abrange 174 zonas balneares marítimas e fluviais, mais 150 do que na edição anterior. O sistema pode ser acedido via computador, smartphones? e ?tablets?.
Versão para impressão
A aplicação “Praia em Direto”, lançada em Agosto de 2011, chega, agora, com uma nova versão que abrange 174 zonas balneares marítimas e fluviais, mais 150 do que na edição anterior. O sistema pode ser acedido via computador ou através de aparelhos como ‘smartphones’ e ‘tablets’.

De acordo com o comunicado divulgado na passada segunda-feira pela Vodafone, empresa criadora da aplicação, o sistema vai disponibilizar, em tempo real, informações sobre as marés, a ondulação, a pressão atmosférica e a qualidade da água balnear de 174 praias nacionais.

A estes parâmetros juntam-se os da versão anterior, nomeadamente o índice UV, a temperatura e o pH da água, a temperatura e a humidade do ar, a percentagem de oxigénio dissolvido e a velocidade e direção do vento.

A nova versão do serviço “Praia em Direto” traz, também, outra novidade: a disponibilização da informação em várias línguas. Ao português juntam-se o inglês, o espanhol, o francês, o alemão e o italiano, de modo a estender a utilidade da aplicação aos turistas.

Os dados que o serviço apresenta sobre cada praia são medidos por várias estações móveis de monitorização e cedidos pelo Instituto Hidrográfico da Marinha e pela Agência Portuguesa do Ambiente. A transmissão da informação para os computadores, ‘smartphones’ e ‘tablets’ é efetuada por GPRS, tecnologia de transferência de dados.

A aplicação está inserida no programa “Praia Saudável”, criado pela Fundação Vodafone Portugal em 2005. O objetivo desta iniciativa passa por aumentar a segurança e a qualidade do ambiente nas praias, bem como por melhorar a acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório